Vem aí a segunda edição do Santander + ELLE Consulting
Cursos completos e 100% online com quem entende e faz moda. Palestras com nomes inspiradores, que sabem tudo de inovação. Uma nova jornada de conhecimento para ajudar você a estruturar seus planos de voo no mercado do empreendedorismo de moda.
Prepare-se: a segunda edição do Santander + ELLE Consulting vem aí. Quando escrevemos “prepare-se”, não usamos apenas uma expressão de efeito: queremos que você realmente esteja preparado para colocar o seu projeto de moda de pé, ou para estruturá-lo melhor, caso ele já esteja em andamento. Com o importante suporte do Santander, o banco da moda, nossa plataforma de capacitação e conteúdo para marcas e estilistas vai propiciar isso e muito mais, pelo segundo ano consecutivo.
A programação de cursos, palestras e reportagens 100% online vai entregar conhecimento de qualidade e fazer a diferença para quem toca, ou pretende tocar um negócio de moda.
Dominique Oliver, Flavia Aranha, André Carvalhal e Adriana Barbosa são alguns dos nomes recrutados para a série de talks e masterclasses. Além de negócios na prática, eles focam em inovação, colaboração, comunidade e propósito. Nada melhor do que aprender com quem já trilhou a mesma estrada, e que pode indicar como e por onde seguir para chegar lá.
ELLE + SANTANDER
“O conhecimento tem poder. Ele controla o acesso a oportunidades e avanços”, diz uma famosa frase de Peter Drucker, pensador conhecido como o guru da administração moderna. A afirmação toma novo sentido nestes anos pandêmicos, que já mostraram que o tempo não para. Pelo contrário: seguimos acelerados, e o empreendedorismo continua sendo um caminho altamente atraente para quem quer ter sucesso profissional. E é. Mas…
Por que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1 em cada 5 empresas fecha as portas no Brasil depois de 1 ano em operação? Para ser chamado de Founder & CEO no Linkedin, é preciso ter em mente que o sonho do negócio próprio não sai do papel sem algum preparo.
Com este projeto, o Santander, banco da moda, reafirma a sua missão de colaborar com o processo de transformação de estilistas e marcas que buscam o caminho do empreendedorismo para voar alto, ajudando a criar um bom plano de voo. Além do conteúdo audiovisual, o projeto conta com reportagens que abordam moda e empreendedorismo aqui no site. Clientes Santander ainda contam com benefícios especiais. Confira abaixo o que vem por aí e marque na agenda: 27 de setembro você poderá já fazer sua inscrição e garantir seu lugar.
CURSOS
Na plataforma exclusiva do projeto Santander + ELLE Consulting você terá acesso a três cursos com aulas relevantes sobre temas que impactam diretamente o andamento de um negócio de moda. O mundo digital, a criação aliada ao cuidado holístico com o meio ambiente, as parcerias e formas de organizar custos e investimentos são temas que precisam estar no radar do empreendedor constantemente. Veja a seguir quem ensina como fazer isso direito.
Dominique Oliver – Estratégias centradas no consumidor e expansão de negócios
Dominique vive nas manchetes de jornal quando o assunto é empreendedorismo de moda. Suíço, o fundador da Amaro transformou o cenário da experiência de venda online no Brasil ao criar uma fashiontech que não para de inovar, e que se transforma rapidamente segundo as respostas das clientes (alô, user experience!). Depois da pandemia, a loja passou a vender itens de beleza, decoração e bem estar, e segue crescendo em vendas.
A partir da perspectiva de Dominique, o curso irá explorar como o planejamento a partir dos dados disponíveis, metas e KPIs baseiam uma estrutura sustentável de crescimento, e como uma marca mantém constante engajamento e relacionamento com o consumidor para transformar as vendas.
Flavia Aranha – Roupa Viva: Como criar um ecossistema de impacto positivo na moda
O mundo da moda não estava preparado para Flavia Aranha quando a sua marca chegou ao mercado, em 2009. Tingimento e tecidos naturais, sem espaço para sintéticos e poluentes, não despertavam o interesse da imprensa especializada, ou das semanas de moda. Mas nada como o tempo para mostrar quem detinha o olhar de inovação – era a Flávia, que hoje surfa as melhores ondas quando o assunto é moda com sustentabilidade, baixo impacto ambiental e relações justas de trabalho – sem contar o estilo inconfundível, que fala de calma, de elegância e de afetividade.
Entre os assuntos abordados no curso estão a criação de moda que foge aos padrões tradicionais, parcerias, como chamar a atenção de investidores e como tocar uma marca de moda com sucesso. Que decisões ela tomou para chegar aonde está? Como lidar com criação e negócios ao mesmo tempo? Como fazer isso tudo mantendo um olhar holístico sobre a cadeia de produção? Essas são algumas das questões que Flavia responde na masterclass.
Felipe Albuquerque – Oportunidades do universo digital ao empreendedorismo
É possível sobreviver fora do e-commerce? Dificilmente: o comércio online cresceu 97% em 2020, tornando a conversa sobre a digitalização da loja absolutamente necessária. Como pensar a presença de uma marca no universo digital? Quais escolhas e estratégias podem ser melhor para começar, ou fazer o novo negócio apresentar crescimento?
Felipe Albuquerque, gerente de aquisição de clientes digitais no Santander e especialista em ecomerce vai organizar estrategicamente todas essas questões práticas para facilitar o seu trabalho no dia a dia do negócio.
PALESTRAS
Um ciclo de três palestras gratuitas acontecem a partir de Outubro. Sim, elas merecem ser chamadas de imperdíveis: propósito, criação de novos produtos e ação em coletividade estão entre os temas, com nomes que não só atuam no mercado, mas são os melhores no que fazem.
Ariel Franco – Encontrando oportunidades de negócio inovadoras
“Ninguém nasce preparado. A vida nos prepara”, é uma das frases de Ariel Franco, paulistano que transcende os limites da vida na favela, e posteriormente de egresso do sistema prisional, ao criar o famoso “cabelo blindado”. O corte de cabelo masculino estruturado e cheio de estilo tem como maior atrativo continuar intacto por até sete dias, mesmo depois de lidar com vento, suor e noites de sono – você já deve ter visto até motos equilibradas sobre o penteado.
Com a ideia do Blindado Academy em mente, Ariel conseguiu o aporte de investimento de Luiza Trajano (Magazine Luiza) e Caito Maia (Chilli Beans) no programa de tevê Shark Tank. A rede de barbearias dá treinamento para que outros profissionais tenham a oportunidade de transformar suas vidas. Ariel é case de inovação, criatividade, superação e realização – assuntos que ele vai abordar na palestra a que você assiste gratuitamente pelo ELLE + Santander Consulting.
Adriana tem 20 anos de experiência com a Feira Preta, o maior evento de cultura negra da América Latina. Com o Preta Hub, expandiu as fronteiras de atuação da feira criando um ecossistema de empreendedorismo com plataforma de consultoria, geração de negócios, serviços e soluções para pessoas negras.
Empreender é com ela mesma. E também unir pessoas, coordenar projetos, batalhar pela implementação, conectar colaboradores, afinar a curadoria, trabalhar em e pela comunidade. As multi-habilidades de Adriana inspiram, ensinam e entregam atalhos para novos empreendedores.
Depois de trabalhar por 10 anos na indústria da moda, André Carvalhal resolveu investigar, na Amazônia, de onde sai o couro da nossa jaqueta; na Índia, como moram os operários da moda; no Vale do Silício, novos modelos econômicos. A busca transformou a sua vida profissional. De ex-diretor de marketing da Farm Rio e co-fundador da marca Ahlma, ele se transformou em escritor e palestrante, sempre olhando para o sistema da moda de maneira crítica. Se a produção em massa e os multilançamentos anuais de coleções já se provaram excessivos e prejudiciais à natureza, o que fará sentido a partir de agora nesse setor?
Moda, marketing e tendências em sustentabilidade estão no seu radar. Em seu mais recente livro, Como salvar o futuro?, o também colunista do ELA (o Globo), do MIT Technology e da Carta Capital propõe dar início a mudanças sistêmicas, que começam por indivíduos. Na palestra gratuita do projeto ELLE + Santander Consulting, Carvalhal irá compartilhar como foi sua trajetória profissional até equilibrar o propósito em seus negócios.
O QUE ROLOU EM 2020
O projeto Santander + ELLE Consulting teve início em 2020 com uma programação de 4 cursos e 4 palestras, além de uma coluna sobre o assunto aqui no site e temas abordados no ELLE News, nosso podcast.
Na plataforma de cursos, a publicitária Gal Barradas, CEO da MarTech AIO, ensinou como pensar em comunicação e construção de valor para marcas em tempos digitais. Marina Colerato, fundadora do Modefica, tratou de sustentabilidade na cadeia de moda, um assunto que estuda há quase uma década. Denise Damiani, consultora com foco em estratégia digital e inteligência financeira, deu um curso completo sobre fluxo de caixa e sistemas de controle financeiro – com presença especial de Alexandre Fontenelle, especialista do Santander que apresentou os instrumentos disponíveis para o empreendedor. Identidade, criatividade e inovação foram temas abordados pela diretora editorial de ELLE Susana Barbosa, uma das líderes mais inspiradoras do mercado de moda nacional.
As palestras gratuitas foram ministradas por 4 expoentes do mercado. Alberto Hiar, fundador da Cavalera e presidente da Associação Brasileira de Estilistas (ABEST), focou nos desafios do empreendedor na moda. Rachel Maia, uma das executivas mais bem-sucedidas do País, falou sobre varejo de luxo. Alexandre Herchcovitch, diretor criativo da À La Garçonne, tratou de expansão e licenciamento de marca, assunto em que tem bastante experiência. Por fim, Emily Ewell, fundadora da Pantys, mostrou o que sabe sobre inovação, diversidade e construção de marca.
Acompanhe pelo site e redes sociais da ELLE todas as novidades sobre o projeto Santander + ELLE Consulting.
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