Viaje com a ELLE, de Cusco a Machu Picchu, a bordo do trem Hiram Bingham da Belmond

Comemorando 20 anos nos trilhos, o Hiram Bingham promove um mergulho elegante, luxuoso e profundamente enriquecedor na cultura andina.





CONTEÚDO APRESENTADO POR BELMOND

Machu Picchu não é apenas um destino turístico. É uma viagem no tempo, uma redescoberta da história latino-americana. “Será que alguém vai acreditar no que eu acabei de encontrar?”, escreveu Hiram Bingham em seu diário, em 1911, quando chegou – com a ajuda de fazendeiros indígenas peruanos – à cidadela que fica a 2,4 quilômetros de altura em relação ao nível do mar. O historiador estadunidense nascido em Honolulu, no Havaí, e laureado por instituições de ensino como Yale, Berkeley e Harvard, era obcecado pela América do Sul. Tanto que, em suas incansáveis viagens em busca dos vestígios do império Inca, ele revelou ao mundo um de seus maiores tesouros culturais.

Em quíchua – uma família de línguas indígenas de diferentes povos sul-americanos –, Machu Picchu quer dizer “velha montanha”. E o caminho até lá é tão avassalador quanto a chegada. De modo que, em 2003, a Belmond – curadora de viagens de luxo ao redor do mundo com trens, hotéis, safaris e cruzeiros fluviais – inaugurou o trem Hiram Bingham: a maneira mais elegante, confortável e inesquecível de desembarcar em Machu Picchu tendo assistido em vista privilegiada as maravilhas naturais do Vale Sagrado, no Peru.

 

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A experiência começa, é claro, com a decoração do trem. O Hiram Bingham – considerado pela revista Traveler, em 2019, o quinto melhor trem de luxo do mundo – tem os interiores brilhantes com painéis de madeira e acabamentos em latão, que evocam os clássicos trens da década de 1920. As cores vibrantes e os motivos inspirados na natureza, por sua vez, revelam uma alma distintamente peruana. Além disso, em vez de dispor seus assentos como os de um trem comum (um atrás do outro), aqui, eles são posicionados como as mesas de um restaurante. Não à toa, há toalhas brancas sobre elas, além de taças, e talheres para as deslumbrantes refeições que vêm a seguir.

Ao chegar, você é recebido com um drinque de boas-vindas. Logo na sequência, na viagem de ida até Machu Picchu, é servido o almoço, acompanhado por uma seleção refinada de vinhos regionais. Na volta, a noite é coroada por um jantar de alta gastronomia, que combina tradicionais ingredientes locais com o que há de mais vanguardista na cozinha peruana contemporânea. Para completar, músicos se apresentam ao vivo a bordo do Hiram Bingham e convidam os passageiros a dançarem ao som do cajon e do tamborim.

 

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Na maior parte do ano – entre o primeiro dia de maio e o primeiro dia de janeiro –, a viagem se inicia na estação de Poroy, a 25 minutos de Cusco. O trajeto de trem até Machu Picchu leva cerca de 3 horas e 30 minutos. No entanto, do dia 2 de janeiro ao último dia de abril, os viajantes têm a opção de embarcar diretamente do hotel Rio Sagrado, outra propriedade Belmond, situado já na área do Vale Sagrado – o que reduz o tempo sobre os trilhos para 2 horas. 

Viajar no Hiram Bingham é também fazer uma jornada de outra ordem. É permitir-se viver momentos que ficarão para sempre na memória, porque envolvem não apenas um deslocamento geográfico por paisagens arrebatadoras, mas uma experiência 360º, onde tudo o que está ao seu redor corrobora para o mergulho no universo andino. Embarque imediato!

Foto: Gleeson Paulino
Direção de fotografia e cor (vídeo): Marcos Ribas
Direção criativa: Luciano Schmitz
Edição de moda: Marcell Maia
Beleza: Angel Moraes
Produção de moda: Henrique Maciel e Jessica Neves
Direção de arte: Anderson Rodriguez
Produção executiva: Yasmin Porto
Tratamento de imagem: Nicolas Leite
Edição e montagem: Theo Casadei
Light designer: Edson Luciano | AC de vídeo e operação de drone: Ton Souza | Assistentes de beleza: Camila Ahn e Paola Salazararango | Produção de arte: Corine Werner | Modelos: Augusto Lopes (Move), Carlos Vargas (Sumaq), Carolina Guret (Sumaq), Eduarda Muehlmann (Way), Eliz Xavier (Move) e Iza M (Sumaq)
Agradecimentos: Aquazzura, Dior, Louis Vuitton, Mayara Junges, Misci e NK Store.

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