Yes I Am inaugura exposição para celebrar dia da visibilidade lésbica

Etiqueta especializada em jeans convida as artistas Jade Marra, Heloisa Hariadne e Bárbara Milano para mostrar seus trabalhos em sua loja.


origin 35



Há dez anos, quando a Yes I Am Jeans foi lançada, a marca de Fernanda Veríssimo e Raquel Ferraz queria fazer roupas para todos os corpos. Passou um tempinho e elas perceberam que, na verdade, queriam fazer o jeans ideal, perfeito. Mas nem por isso a dupla se desconectou de outros assuntos e causas.

Aliás, o nome da etiqueta não é à toa, é afirmativo. Desde 2012, a Yes I Am Jeans defende pautas LGBTQIA+. “A gente sempre se posicionou em algumas datas, principalmente as que a gente tem lugar de fala”, fala Fernanda. Neste ano, para retomar as ações em torno do tema que aconteceram na loja no passado, as sócias decidiram realizar uma exposição com três artistas plásticas lésbicas em sua loja, em Pinheiros, neste sábado (27), regada a drinks e música.

image 113

Pintura de Heloisa Ariadne.Foto: Divulgação

“É uma festa inteira sapatão, feita por e para mulheres lésbicas”, fala Raquel, sobre evento que antecede o dia da visibilidade lésbica, 29.08. “Buscamos uma artista negra, a Heloisa Hariadne, a Jade Marra, que não é de São Paulo, e a Bárbara Milano, indígena do Coletivo Trovoa”, diz Fernanda. Ao todo, são cinco obras.

“Mostrarei duas obras que compõem o projeto ‘Eu te convidaria para a minha festa’”, conta Jade Marra, que cria cenas que brincam com a ficção do cotidiano. “Este projeto, ainda em desenvolvimento, trata de abordar os fluxos e as tensões presentes do princípio ao fim de um relacionamento amoroso”, explica ela.

image 114

Pintura da Jade Marra.Foto: Divulgação

Já Bárbara Milano, que também estará com duas obras, escolheu abordar a luta pela igualdade de gênero e contra o feminicídio. “‘Sem Medo’ foi um trabalho que fiz em coautoria com Francesca Lazzeri, que estava no Brasil para conduzir a residência ‘Nove’ no Campo Arte Contemporânea, em Teresina, no Piauí. Éramos um grupo só de mulheres e naquele ano de 2018, o Piauí havia sido o estado brasileiro com maior número de feminicídios. Não imaginava que, ainda naquele ano, perderia minha irmã Bia dessa forma”, diz Bárbara.

A arte de Heloisa Hariadne, por outro lado, usa cores marcantes e corpos pretos para criar narrativas. A peça escolhida para ser exposta na loja da Yes I Am Jeans se chama Algumas estrelas vão brilhar mais do que o céu suportará abrigar. “Ela demonstra a força que acontece no presente e as incertezas esperançosas que abrigam o futuro”, explica.

image 115

Foto de Barbara Milano.Foto: Divulgação

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes