ArtRio 2024: tudo sobre a feira carioca

No primeiro dia, serão apresentados os cinco vencedores do Prêmio FOCO ArtRio 2024, que integrarão a mostra.


ArtRio 2024: feira de artes do Rio de Janeiro
ArtRio 2024: feira reúne galerias nacionais e internacionais no Rio de Janeiro Foto: Bruno Ryfer



Com novo projeto arquitetônico em área externa e setor reservado para artistas fora do eixo Rio-São Paulo, além de eventos pela cidade, a 14ª edição da ArtRio 2024 começará no próximo dia 25, na Marina da Gloria, na região central do Rio de Janeiro.

Na data de abertura serão anunciados os nomes dos cinco vencedores do Prêmio FOCO ArtRio 2024, que busca fomentar e difundir a produção de artistas visuais brasileiros com até 15 anos de carreira. Os artistas selecionados integrarão um estande de 60m² da feira e ganharão uma residência artística.

Neste ano, a feira carioca contará com nova disposição em seu exterior, onde ficará o pavilhão Mar, com exposições individuais do setor Solo. Esse espaço com curadoria de Ademar Britto terá trabalhos de nomes como Siwaju, artista representada pela galeria Karla Osório e que investiga a relação do tempo com diferentes ecologias, e cria esculturas com aço reaproveitado. A fotógrafa Melissa de Oliveira, que já fotografou para ELLE e é representada pela galeria Nonada, exibe registros do cotidiano do Morro do Dendê, onde mora.

LEIA TAMBÉM: 8 GALERIAS DE ARTE CONTEMPORÂNEA QUE VALE A PENA CONHECER

O setor Brasil Contemporâneo é destinado a artistas residentes fora do eixo Rio-São Paulo, como Heloisa Crocco (Rio Grande do Sul) e o Coletivo MAHKU (Acre). O espaço tem curadoria de Paula Borghi. Já a seção Panorama será a maior, com pelo menos 53 galerias do mercado de arte moderna e contemporânea, como A Gentil Carioca, Almeida & Dale, Janaina Torres, Anita Schwartz e Vermelho.

Em Mira, o visitante encontrará obras em videoarte, com curadoria de Jeniffer Inacio. Ela reuniu trabalhos de nomes nacionais como Jonathas de Andrade, Paulo Nazareth e Sabrina Fidalgo, e internacionais, como os haitianos Widline Cadet e Manuel Mathieu.

LEIA TAMBÉM: “É PELA ARTE QUE CRIAMOS SENTIDO PARA O PASSADO E SONHAMOS O FUTURO”

PELA CIDADE

Outros eventos pela cidade fazem parte da programação. A exposição Neotropical – fragmentos de memória por Oskar Metsavaht ocorrerá na galeria do fundador da Osklen, a OM. Art, com fotos, vídeos e pinturas Neotropical – fragmentos de memória por Oskar Metsavaht. Com texto da cantora Bebel Gilberto, a mostra se debruça sobre Ipanema, e propõe reflexão sobre o estilo de vida carioca e contrastes da cidade. No mesmo bairro, a Carpintaria abrigará a exposição Paisagem selvagem, individual de Leda Catunda.

ArtRio 2024 ocorrerá na Marina da Glória, no Rio de Janeiro

ArtRio 2024: feira de artes será aberta no próximo dia 25. Foto: Bruno Ryfer

O Museu de Arte do Rio, no Centro, apresentará a mostra Ideias radicais sobre o amor, individual de Panmela Castro com 17 obras, entre performances, fotografias, pinturas, esculturas e vídeos, que exploram questões como afetividade, solidão, visibilidade, empoderamento, autocuidado e memórias.

A galeria do Sesc em Ramos terá uma imersão nas obras dos artistas Andréa Hygino, André Vargas e Rafael Amorim. Com curadoria de Thiago Grisolia, a exposição Escrever o livro do mundo propõe uma reflexão sobre a função da escrita e da fala em nossas vidas.

Serviço: ArtRio 2024
Data: 26 a 29 de setembro (quinta-feira a domingo)
Ingressos: inteira R$ 80 / meia R$ 40 (no site artrio.com)
Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória

LEIA TAMBÉM: DRAG KINGS: A ARTE DE QUEM DESAFIA E REINVENTA O QUE É SER HOMEM

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes