TomaziCabral leva “Nem tudo que reluz é ouro” para mostra de design em Paris
Eles apresentarão desdobramento de linha, com castiçais e vasos feitos de papel, em exibição de design em Paris.
No fim do ano passado, em Paris, os designers Nicole Tomazi e Sergio Cabral tiveram a ideia de desenvolver peças com detalhes áureos, radiantes, sem um pingo de ouro. O valor real, para eles, apareceria no trabalho manual. Agora, a dupla retorna à capital francesa com o resultado dessa reflexão: a série Nem tudo que reluz é ouro, exibida pela primeira vez na SP-Arte 2024, com a Estar Móveis, e formada por esculturas de palha, latão e miçangas. Entre os dias 15 e 20 de outubro, eles participarão da mostra de design em Paris Thema, focada em criações sustentáveis e experimentais, no Hôtel de Guise, no 7º arrondissement.
LEIA TAMBÉM: CALOR E TRANSFORMAÇÃO GUIAM OBRAS NO 38º PANORAMA DA ARTE BRASILEIRA
A exposição ocorre paralelamente à Art Basel Paris. Lá, além de duas peças da linha original (em terras estrangeiras, Not all that glitters is gold), TomaziCabral lançará vasos e castiçais feitos em papel, com pintura dourada.
Nem Tudo que Reluz é Ouro: série de NicoleTomazi participa de exposição em Paris. Foto: Ary Diesendruck @arydiesendruck
“É um desdobramento. Começamos a gostar da semiótica da riqueza, essa brincadeira do ouro, o que ele vale, e fizemos uma série de vasos”, explica Nicole. “(o vaso) É feito em papel, é superleve, usamos uma técnica nova e ele fica parecendo de porcelana.”
As novidades da dupla integram um acervo de design com formas mais conceituais e reinterpretações de saberes manuais. Eles também gostam de experimentação, de “tirar materiais de lugares comuns e levar para outros”, como explica Sergio. O casal foi perfilado em reportagem do volume 03 ELLE Decoration Brasil, publicado neste ano.
“Tanto eu quanto o Sergio tivemos essa necessidade, como criadores, de fazer coisas diferentes. É da nossa personalidade, das nossas vontades internas. Foi um caminho que não foi escolhido, ele foi sendo caminhado, é para o que nascemos, eu acredito”, reflete Nicole.
LEIA TAMBÉM: LENNY NIEMEYER ASSINA COLEÇÃO DE LOUÇAS COM INSPIRAÇÃO NO RIO DE JANEIRO
“Mesmo quando entramos no mercado mais comercial, tentamos manter, na essência dessas peças, uma singularidade, uma individualidade. Mesmo que cada uma tenha forma semelhante, não são as mesmas”, disse Sergio.
Painel com palha trançada faz parte de linha com peças únicas de NicoleTomazi. Foto: Ary Diesendruck @arydiesendruck
Mais recentemente, eles lançaram Biogaláctico Cavaco, na dpot objeto, com banquinhos, vasos e gamelas com tons que variam entre marrom, terracota e dourado, e feitas com um material batizado de Cavaco Machê, uma mistura de resíduos de madeira. Em 2020, em linha de mesmo nome, fizeram vasos em vidro, coloridos e de formas irregulares, que poderiam representar seres vegetais de outro planeta.
“Nossa intenção é sempre apresentar esse trabalho manual como uma forma mais divertida, inteligente ou diferente, para que a pessoa entenda que existe um valor ali naquela manualidade que o produto carrega”, disse a designer.
Thema Fair: de 15 a 20 de outubro de 2024, no Hôtel de Guise, na 72 Rue de l’Université, 75007, Paris. Ingressos no site.
LEIA TAMBÉM: SEMANA CRIATIVA DE TIRADENTES CHEGA À 8ª EDIÇÃO COM CULTURA PARAENSE ENTRE OS DESTAQUES
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes