Victoria’s Secret dá adeus às angels
Grupo de supermodelos contratadas pela marca será substituído por embaixadoras mais "reais", entre elas, a brasileira Valentina Sampaio (foto).
A Victoria’s Secret se despediu definitivamente de suas angels. A empresa anunciou nesta quinta-feira, 17.06, que não irá mais contar com as supermodelos para promover a marca. Agora, a divulgação será feita por um grupo de mulheres chamado VS Collective, entre elas a modelo e capa (algumas vezes de ELLE), Valentina Sampaio, a atriz Priyanka Chopra, a jogadora de futebol Megan Rapinoe e a esquiadora olímpica Eileen Gu.
“Enquanto o mundo estava mudando, nós demoramos para responder”, disse Martin Waters, CEO da Victoria’s Secret, ao jornal The New York Times. “Nós precisamos ser menos sobre o que os homens querem e mias sobre o que as mulheres querem. Sei que precisamos de mudanças há anos, mas até agora, não tínhamos poder suficiente para colocá-las em prática”. Ele completou afirmando que não acredita que as angels sejam “culturalmente relevantes” agora.
Nos últimos anos, a empresa recebeu diversas críticas pela falta de pluralidade de corpos em suas campanhas e desfiles. Heidi Klum, Naomi Campbell, Tyra Banks, Miranda Kerr e as brasileiras Alessandra Ambrósio e Laís Ribeiro já fizeram parte do grupo de tops conhecido como angels.
Megan Rapinoe, um dos novos rostos da empresa, afirmou que a cultura das angels era “muito prejudicial”, pois refletia uma visão “patriarcal e sexista do que era ser sexy, vista pela lente de homens e do que os homens queriam”.
Em 2019, o diretor de marketing da Victoria’s Secret, Ed Rezek foi demitido após dar uma resposta considerada transfóbica e gordofóbica para justificar a falta de modelos transgênero e plus-size na empresa. Em suas palavras, o Victoria’s Secret Fashion Show “se tratava de uma fantasia”.
A marca tentou se retratar. Neste ano, a Victoria Secret relançou sua linha de moda praia com uma campanha feita por modelos plus-size, que contava com uma grade maior de tamanhos. A ELLE contou tudo sobre no podcast #34, ouça aqui.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes