SPFW N58: Dendezeiro

Sem cair em caricaturas, Hisan Silva e Pedro Batalha, da Dendezeiro, reinterpretam os elementos do sertão brasileiro na SPFW.


Dendezeiro SPFW N58
Dendezeiro Foto: Marcelo Soubhia @agfotosite



“Nordeste está na casa, então deixa que eu me apresento”. O verso, escrito pelo rapper alagoano Jonas Miguel, ecoou na trilha do desfile da Dendezeiro, na noite deste domingo (20.10), na São Paulo Fashion Week N58. Nesta temporada, Hisan Silva e Pedro Batalha resgatam a história do sertão brasileiro. O tema até pode ser um velho conhecido na moda, mas, por muitas décadas, foi investigado de um jeito caricato 一 o que, ainda bem, não é o que acontece aqui.

Dendezeiro SPFW N58

Dendezeiro Foto: Marcelo Soubhia @agfotosite

Em suas pesquisas, os estilistas baianos partiram do romance Vidas Secas (1938), de Graciliano Ramos. A obra acompanha uma família de retirantes que atravessa os sertões da região nordestina em busca de uma vida melhor. Daí vem a ideia de uma roupa protetora, quase como uma armadura. “Os trajes dos sertanejos refletiam uma necessidade de defesa”, diz Pedro. Para isso, a etiqueta explora o couro legítimo pela primeira vez em jaquetas de ombros reforçados. 

Dendezeiro SPFW N58

Dendezeiro Foto: Marcelo Soubhia @agfotosite

As tradições do artesanato da região também estão lá, como as saias trançadas de palha e as blusas de miçanga de madeira. Nas peças de tapeçaria, feitas em parceria com o artista têxtil Renan Estivan, há referências às selas de cavalo. E, na cartela de cores, os tons terrosos, característicos da Dendezeiro, surgem em versão mais quente, como o sol escaldante das áreas semiáridas. 

A coleção, porém, não se limita aos símbolos literais. Eles são remixados com minissaias plissadas, corsets com bustos estilizados e camisas que lembram as de futebol, mantendo a essência streetwear da dupla.

Dendezeiro SPFW N58

Dendezeiro Foto: Marcelo Soubhia @agfotosite

“Esse desfile é sobre detalhes. Queremos que o foco esteja no avanço da nossa roupa”, explica Hisan. O amadurecimento é visível nesses quase cinco anos de marca. Não à toa a apresentação é patrocinada pela Ashé Ventures, produtora de Viola Davis.  São bons exercícios de design e, sobretudo, uma vontade de fazer mais e melhor. A oferta de produtos extensa apresentada, incluindo acessórios, certamente, será hit não só na Bahia.

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