Design brasileiro é estrela em apartamento de 600m² em São Paulo
Nesta morada paulistana projetada por Guilherme Torres, design brasileiro ganha destaque.
“Pensar a arquitetura é a capacidade de entender um caráter, uma propriedade intrínseca do objeto observado, que, por meio de uma elaboração mesmo inconsciente, torna-se uma sensação e, portanto, uma imagem.” A tese de Peter Zumthor, arquiteto suíço laureado pelo Prêmio Pritzker, parece ter sido escrita para descrever a atuação do arquiteto e designer Guilherme Torres.
Paranaense de Londrina e radicado em São Paulo desde 2011, Torres é fundador do estúdio de arquitetura homônimo, diretor criativo da empresa de mobiliário NOS Furniture, autor de três livros e sobretudo de projetos multidisciplinares, que lhe renderam dezenas de prêmios internacionais.
Home theater com poltrona Fardos, de Ricardo Fasanello para Herança Cultural. Mesa Roll, de Guilherme para NOS Furniture, e luminária Plissée, Herkenr para FAS Iluminação. Foto: Denilson Machado, do Mca Estudio.
LEIA TAMBÉM: MOBILIÁRIO MODERNO E ARTE CONTEMPORÂNEA SE ENCONTRAM EM APARTAMENTO EM SÃO PAULO
Graças a uma cultura poliédrica e uma sensibilidade estética aguçada, suas criações conseguem capturar, traduzir na materialidade e harmonizar não apenas as necessidades dos espaços mas também traços dos clientes que irão viver neles. “Quando iniciamos um projeto, estudamos o que o espaço pede”, explica Torres. “Para isso, levamos em consideração os materiais, o estilo do próprio edifício, mas também damos vazão a uma leitura das tonalidades que vemos presentes nas reuniões com os clientes.”
Na sala de estar, poltrona presidencial e mesa Pétalas, por Jorge Zalzsupin (Etel). Na parede, óleo sobre tela por Célia Euvaldo. Foto: Denilson Machado, do Mca Estudio.
Em seu mais recente projeto, um belo apartamento de 600 m2 com vista de 360° para o skyline de São Paulo e do Jockey Clube, Torres partiu da análise da planta original. Enquanto as linhas do edifício eram sinuosas e dinâmicas, a planta do apartamento era reta e compartimentada. Os clientes, um casal com dois filhos adolescentes, vinham de residências mais tradicionais e desejavam experimentar viver em espaços fluidos e unificados. Entre as premissas da obra estava a necessidade de estabelecer áreas de convivência compatíveis com o estilo de vida dos moradores, criando uma área para vinhos, um home theater e um home office e acrescentando uma suíte (a planta original previa quatro).
Cozinha com projeto sob medida realizado pela Leicht. Foto: Denilson Machado, do Mca Estudio.
LEIA TAMBÉM: 5 CASAS DE ARQUITETOS RENOMADOS PARA CONHECER EM SÃO PAULO
Desafios adicionais surgiram com a falta de luz natural em algumas áreas, como na circulação íntima, além da presença de grandes colunas estruturais, que, ao anexar as varandas ao living, foram incorpora- das ao espaço de convivência.
Banquetas Alba, desenhadas por Jader Almeida e desenvolvidas com taquari ebanizado. Foto: Denilson Machado, do Mca Estudio.
“Nosso objetivo em arquitetura de interiores é maximizar os espaços por meio da unidade visual, selecionando com critério os materiais empregados”, explica Torres. Aqui, o carvalho europeu foi a base. “Devido aos fechamentos de vidro do edifício, a intensa luminosidade na área de convívio pedia um forro que tivesse mais textura.”
LEIA TAMBÉM: CASA-GALERIA DE GUSTAVO BITTENCOURT ABRIGA GRANDES GRIFES DO DESIGN NACIONAL
O arquiteto organizou então o projeto com alternância de planos: piso e forro no mesmo material, contrastando com paredes em textura rugosa. O efeito foi obtido ao revestir os muros do living e as portas pivotantes com placas de basaltina, sem cortes, para proporcionar um efeito “monolítico”. A circulação íntima, os lavabos e a adega ganharam um revestimento de carvalho ebanizado, criando-se um jogo de contrastes entre as áreas com farta iluminação natural e outras com luz artificial.
A suíte máster, com cama Atari e mesa de cabeceira de Guilherme Torres (NOS Furniture). Luminária J. Hirth por Sergio Rodrigues (Dpot). Foto: Denilson Machado, do Mca Estudio.
Entre os destaques do projeto está a lareira no centro do living, pensada como uma reprodução das colunas estruturais do edifício. “Criamos um efeito de corte, dando origem à base onde foi instalada a lareira a biocombustível.” O grande protagonista do living, no entanto, é o sofá, que, serpenteando o espaço, com seus 12 m de comprimento, reprisa o movimento sinuoso do prédio. Criado para esse projeto e batizado carinhosamente de Lee, em homenagem à proprietária, Eliane, o sofá hoje integra a linha de mobiliário do arquiteto.
“A proprietária é muito discreta e elegante. Sempre está vestida com cores claras. O proprietário é cinéfilo, fã de carros e adora tecnologia. Procuramos unir esses universos na materialidade”, diz Torres, que, além de desenhar o espaço, operou um processo criterioso de curadoria do mobiliário.
Corredor de acesso à área íntima, de carvalho europeu natural (Neobambu). Os paineis em madeira são revestidos de palha de seda (Móveis Fenix). Foto: Denilson Machado, do Mca Estudio.
LEIA TAMBÉM: CASA DE ALMA BRASILEIRA, COM PROJETO DO MK27, PROMOVE UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO COM A NATUREZA
Como os clientes moravam numa casa perto de São Paulo, que mantiveram para receber du- rante os finais de semana, tudo foi escolhido do zero. Móveis de designers brasileiros tradicionais e contemporâneos, como Jorge Zalszupin, Arthur Casas e Isay Weinfeld, são mesclados com peças assinadas por Torres, como as cadeiras e bancos da linha Orbe, o sofá Slice, do home theater, customizado para o cliente, e a mesa de refeições Supernova, de freijó maciço e tampos de pedras brasileiras nas cores verde, vermelho e preto.
Torres, que descobriu sua paixão pela arquitetura aos 4 anos de idade, continua adorando a brincadeira e gosta de aumentar a escala e o tamanho dos desafios. Nesse momento estão na “prancheta” empreendimentos com características e necessidades bem diferentes: uma vinícola, um haras e alguns hotéis. Experimentador por natureza, ele ainda sonha em realizar um projeto de desenvolvimento urbano que promova a qualidade de vida para todos.
-
- Esta reportagem foi publicada originalmente na edição impressa do volume 2 da ELLE Decoration.
- Clique aqui para comprar a sua ELLE Decoration!
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes