Bvlgari Studio chega ao Brasil
Projeto de colaboração artística da Bvlgari desembarca em São Paulo, celebrando o icônico design Tubogas da casa italiana.
O Bvlgari Studio nasceu no começo deste ano com o objetivo de celebrar a herança e a criatividade envolvidas em torno e por trás da Bvlgari. Trata-se de um projeto multidisciplinar e colaborativo que convida talentos contemporâneos de diferentes localidades do mundo para reinterpretar ícones da joalheria. A primeira edição foi em Seul, na Coréia do Sul, depois passou por Nova York, nos EUA, e chega em São Paulo nesta terça-feira (5.11).
Leia mais: A primeira coleção de bolsas e artigo de couros da Bvlgari.
Por aqui, a parceria acontece com o artista catarinense Leandro Vigas. Formado em design gráfico e cinema, ele trabalha com artes visuais desde 2010. “Gosto de criar experiências imersivas, onde o público se sente parte das obras. Experimento diferentes plataformas, como cenografia, vídeo mapping e elementos sonoros”, explica sobre sua abordagem, frequentemente vista em instalações, projeções e performances urbanas.
Para a parceria com a Bvlgari, Leandro se voltou principalmente para o design Tubogas, criado no final da década de 1940 pela casa romana. Inspirada nas tubulações industriais de gás feitas de cobre, a marca desenvolveu naquela época uma pulseira maleável com elos de metal unidos sem solda para a fabricação de seu primeiro relógio Serpenti – o estilo virou um dos mais importantes da etiqueta.
É a concepção do Tubogas a base para uma instalação de mais de 10 metros de comprimento, que combina luz e movimento por meio de um sensor que identifica a presença do espectador. “A ideia é conectar a maleabilidade do design com as pessoas”, conta o artista. A criação está em exposição no espaço Cidade Jardim Home & Design até 6 de janeiro de 2025.
Leia também: Conheça a Bvlgari que fascinou o Brasil.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes