Poltrona de Sergio Rodrigues inédita no Brasil ganha reedição
Lançamento de poltrona de Sergio Rodrigues abre comemorações do centenário do designer.
Carmel é o nome da poltrona de Sergio Rodrigues (1917-2014), inédita do Brasil, e lançada nesta semana, em evento que inicia as comemorações do centenário do arquiteto e designer, celebrado em 2027.
A peça foi concebida por Rodrigues em 1966, a partir do desenho da poltrona Tonico, de 1963. Na ocasião, Carmel foi pensada para a primeira loja Oca fora do Brasil, aberta na cidade californiana Carmel-by-the-Sea. Em sua vontade de ampliar o alcance de um design genuinamente brasileiro, ele mirava o público universitário e hollywoodiano.
LEIA TAMBÉM: Novo edifício do Masp será aberto ao público em março de 2025
Poltrona Carmel, criada para loja nos EUA, é lançada no Brasil. Foto: Divulgação
Na época, o carioca já acumulava reconhecimento pelo seu trabalho. Em 1957, lançou, no Brasil, a poltrona Mole, sua peça de maior sucesso, que conquista novas gerações até hoje.
Feita em jacarandá, com percintas de couro e um almofadão, a Mole foi desenhada para o estúdio do fotógrafo Otto Stupakoff (1935-2009), para que fosse bem confortável e fizesse o cliente se sentir como um sultão. Em 1961, ela ganhou o Concurso Internacional do Móvel de Cantu, na Itália.
LEIA TAMBÉM: EM MOSTRA, HUMBERTO CAMPANA FALA SOBRE VIDA A PARTIR DE MATERIAIS ESSENCIAIS
Outra famosa criação é a poltrona Chifruda, exibida na exposição-instalação O Móvel como Objeto de Arte, realizada na loja Oca de Ipanema, no Rio de Janeiro, em 1962.
Carmel, lançada pelo Sergio Rodrigues Atelier, agora segue para comercialização na Dpot, com revenda exclusiva. A partir de março de 2025, as demais lojas parceiras venderão a peça.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes