Jack McCollough e Lazaro Hernandez deixam a direção criativa da Proenza Schouler
Estilistas da Proenza Schouler anunciam que deixarão a direção criativa da marca que fundaram há mais de 20 anos.
A dança das cadeiras, que dominou o noticiário de moda no fim de 2024, ainda não acabou. Nesta quarta-feira (15.01), os designers Jack McCollough e Lazaro Hernandez anunciaram que estão deixando a direção criativa da Proenza Schouler, marca que fundaram em 2002. A dupla continuará no conselho da empresa, da qual são sócios minoritários, e está empenhada na busca por um sucessor, junto à CEO Shira Suveyke Snyder.
Segundo reportagens, o duo já pensava em abrir mão de suas funções criativas desde 2022, quando a grife celebrou seu aniversário de 20 anos. A contratação de Snyder, em 2023, seria, entre outras coisas, para coordenar tal movimento. Ainda assim, nenhuma explicação foi dada sobre a saída dos designers, nem sobre seus próximos passos.
Boatos, contudo, circulam há pelo menos uns três meses. Os primeiros surgiram em outubro e diziam que os estadunidenses estariam cotados para assumir a direção criativa da espanhola Loewe, atualmente sob o comando de Jonathan Anderson, que, por sua vez, estaria de mudança para a Dior (dirigida por Maria Grazia Chiuri). Os rumores esquentaram novamente nas últimas semanas, porém nenhum comunicado oficial foi feito. Anderson e Chiuri seguem em atividade nos seus respectivos cargos.
Proenza Schouler, verão 2025. Foto: Getty Images
Proenza Schouler, inverno 2024. Foto: Getty Images
Proenza Schouler, verão 2024. Foto: Getty Images
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Jack McCollough e Lazaro Hernandez se conheceram em 1998, enquanto estudavam moda na Parsons School of Design, em Nova York. Antes de lançarem a Proenza Schouler, batizada em homenagem aos nomes de solteiro de suas mães, Jack trabalhou com Marc Jacobs e Lazaro com Michael Kors. Ao longo de 20 anos, a marca se tornou uma das mais incensadas do calendário da semana de moda de Nova York – e já foi cotada para ser comprada pela LVMH.
Com pegada artsy, intensa pesquisa e inovação têxtil e uma quedinha pela estética moderna do american sportswear, os estilistas ganharam cinco prêmios do Council of Fashion Designers of America (incluindo o de designer feminino do ano em 2007, 2011 e 2013), lançaram uma das it-bags estadunidenses mais famosas, a PS1, desfilaram na semana de alta-costura, em Paris, e conquistaram uma lista de clientes estreladas, como Chloë Sevigny, Kirsten Dunst, Alexa Chung e Lauren Santo Domingo.
Em comunicado oficial, os fundadores e a atual CEO da Proenza Schouler garantiram que as operações seguirão em funcionamento e que um novo nome deverá ser anunciado. A coleção de inverno 2025 será apresentada em formato de lookbook, durante a New York Fashion Week, em fevereiro.
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