Louis Vuitton, inverno 2025 masculino

Em colaboração com o estilista japonês Nigo, Pharrell revisita 20 anos de streetwear em coleção da Louis Vuitton.


Louis Vuitton, inverno 2025 masculino
Louis Vuitton, inverno 2025 masculino. Foto: Getty Images



Os boatos de uma colaboração entre a Louis Vuitton de Pharrell Williams, diretor criativo da marca, e o estilista e DJ japonês Nigo já rolavam há algum tempo. Horas antes da apresentação, ele confirmou a parceria em sua conta de Instagram secundária, dando também um spoiler da estampa com ilustração do rosto dos dois que permeia a coleção de inverno 2025 que foi apresentada nesta terça-feira (21.01), em um dos pátios do museu do Louvre, em Paris.

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Louis Vuitton, inverno 2025 masculino. Foto: Getty Images

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Parece que Nigo e Pharrell estão cocriando esta coleção há cerca de dez anos. A relação dos dois é longa e data do começo dos anos 2000. Em 2003, eles fundaram as etiquetas de streetwear Billionaire Boys Club e a Icecream. Nos anos seguintes, lançaram músicas e até uma marca de drinks. Vale dizer também que não é a primeira vez que Nigo, fundador da etiqueta de streetwear A Bathing Ape e hoje responsável pela direção criativa da Kenzo, também do grupo LVMH, colabora com a Louis Vuitton. E nem é a primeira vez que ele e Pharrell o fazem juntos. Em 2004, a dupla criou o óculos Millionaire para a maison francesa e, em 2020, o japonês desenhou uma coleção-cápsula para a casa a convite de Virgil Abloh, que foi diretor criativo da linha masculina da casa entre 2018 e 2021.

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É importante lembrar tudo isso porque é exatamente sobre essa trajetória que o inverno 2025 da grife fala. Na passarela, vimos silhuetas clássicas dos anos 2000, como a do tênis inflado e a calça ampla, ambas com acento skatista. Ou as jaquetinhas retas e ajustadas que lembram aquelas da marca Carhartt, uma super ref para quem pratica o esporte. Ou até o conjunto de calça e casaco grafitado em inglês e japonês com a caligrafia de Nigo, uma referência à colaboração da Vuitton com o artista Stephen Sprouse de 2001.

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Louis Vuitton, inverno 2025 masculino. Foto: Getty Images

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Louis Vuitton, inverno 2025 masculino. Foto: Getty Images

Da assinatura de Pharrell para a maison, continuam em alta o estilo colegial e executivo que ele vem trabalhando desde seu primeiro desfile. Gravatas, camisas sociais, jaquetas de couro, blazers e bermudas de alfaiataria se fundem a elementos clássicos de streetwear. Dessa mistura, ele entende bem. O toque de Nigo se vê tanto na cartela de cores, que é a cara da moda kawaii fofinha do bairro de Harajuku, em Tóquio, como nas flores sakuras, que aparecem bordadas ou decorando botões. Mais uma vez, as jaquetas ganham destaque e aqui são coloridas de tons pastel ou criadas a partir da Kasuri, uma técnica que usa fios tingidos para atingir uma padronagem específica. O quadriculado já conhecido da Vuitton foi reimaginado com influência dos tecidos de quimonos usados para cerimônias de chá no Japão. A touquinha de Nigo também ganha uma versão da Louis Vuitton. 

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E preste atenção nas bolsas. Quase todos os modelos são uma versão atualizada dos mais clássicos da marca. Elas ganham novas cores e penduricalhos, como o rosa-bebê que lembra as flores-símbolo do Japão e os chaveiros de lagosta e guioza. Outro destaque fica para os minibaús amassadinhos. Na colaboração com Nigo, há uma edição da Speedy tingida de azul-índigo seguindo a tradição japonesa e uma dourada que faz alusão a técnica kintsugi. 

Louis Vuitton, inverno 2025 masculino

Louis Vuitton, inverno 2025 masculino. Foto: Getty Images

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Louis Vuitton, inverno 2025 masculino. Foto: Getty Images

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Louis Vuitton, inverno 2025 masculino. Foto: Getty Images

No comunicado enviado à imprensa, a marca explica: “Essa colaboração reflete uma amizade duradoura, combinando os arquivos de workwear do século 20 de Nigo com a visão estilística de Pharrell, ambos enraizados no streetwear”. Na passarela, criada pela empresa de design Wonderwall, do também japonês Masamichi Katayama, foram montadas estruturas de caixas brancas que guardavam peças de roupa, acessórios e artefatos que representam momentos culturais que marcaram ou que foram impactados pelos dois, como discos, roupas da Billionaire, peças da era Marc Jacobs e até uma bolsa da famosa collab da Comme des Garçons com a maison.

Embora pareça um grande pout-pourri ou déjà vu de melhores momentos do streetwear, essa coleção reflete e destaca o protagonismo dos dois nomes para a moda de rua dos últimos vinte anos.

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