Facebook anuncia aplicativo rival do Clubhouse
Empresa de Mark Zuckerberg tenta aproveitar a popularidade da rede social de áudio para criar sua própria comunidade.
O Facebook irá lançar uma rede social só de áudio para competir com o Clubhouse, chamada Live Audio Rooms.
A plataforma afirmou que o novo recurso passará por uma fase de testes com grupos selecionados antes de estar disponível para todos os usuários. Diferente do Clubhouse, o aplicativo do Facebook permitirá que os usuários gravem suas conversas e as compartilhem com outras pessoas. Os anfitriões também poderão ganhar dinheiro com a ferramenta, cobrando pelo acesso a suas salas de conversa por meio de uma taxa única ou por assinatura.
Para atrair os usuários, o Facebook criou um fundo de apoio para criadores de conteúdo. Em conversa com o site The Verge, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, disse que acredita que o áudio será uma importante ferramenta de comunicação e que existem “muitos produtos para construir dentro desse espectro”. O empresário também sinalizou uma possível parceria entre a rede social e o Spotify, maior serviço de streaming de música do mundo, mas não deu mais detalhes sobre como isso seria colocado em prática. O Facebook também lançará um novo recurso, o Soundbites, em que os usuários poderão criar e compartilhar pequenos clipes de áudio.
Ainda não há previsão de quando o Live Audio Rooms será lançado para o público em geral, mas a expectativa é a de que ele comece a ser usado por grupos de teste já no próximo mês.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes