Artistas criam floresta lúdica para nova exposição no MIS
Em cartaz até 31 de agosto, exposição no MIS reúne 30 obras inéditas em espaço imersivo de 250 m².
Tecidos coloridos, esculturas e sons da natureza integram uma floresta fantástica na instalação Tangências/ Alumbramento, de Elisa Stecca e Willy Biondani, nova exposição no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo. O espaço imersivo de 250 m² contará com 30 obras inéditas da dupla e abrirá as portas nesta quinta (17.07).
LEIA TAMBÉM: 5 EXPOSIÇÕES EM SÃO PAULO PARA VISITAR EM JULHO
“Essa instalação é uma reunião de dois trabalhos, de duas pessoas que conversam entre si o tempo todo”, explica Elisa. “A gente quer que as pessoas tenham um momento lá dentro para se deixar, se perder.”
A ideia da mostra é criar uma alegoria de uma floresta brasileira e sua biodiversidade. Ela remete também à carta de Pero Vaz de Caminha e suas primeiras impressões quando aportou na costa no Brasil.
“Bolamos essa alegoria de uma floresta brasileira, ainda com essa preocupação de trazer uma coisa alegre para as pessoas, e do espanto que teria sido chegar a esse lugar, o Brasil, e ver uma natureza totalmente fantasiosa”, disse a artista.
LEIA TAMBÉM: FRANS KRAJCBERG É TEMA DE BIOGRAFIA E DE MOSTRA NO MASP

Foto: Divulgação.
Esse cenário lúdico é representado por têxteis coloridos, com transparências, que a artista chama de “aquarela de tecido”. Eles são dispostos entre esculturas pendentes, com formas arredondadas e espelhadas, além de projeções de fotos da flora brasileira feitas por Biondani. A sala terá também sons da floresta, com ambientação criada pelo músico e produtor Cid Campos.
“Estamos quebrando a noção do espaço com paredes curvas, e teremos projeções em todos os lugares. Queremos que as pessoas percam a noção desse espaço e propor um mergulho na nossa fantasia”, disse.
A vontade de criar a instalação em que o público pudesse adentrar e descobrir os detalhes surgiu após outras mostras realizadas pela dupla. A mais recente, Mar, Sobre Azul ocorreu na Herança Cultural Design Art Gallery e contou também com o fotógrafo Miro. “Queríamos colocar as pessoas dentro do trabalho”, disse Elisa.
Tangências/Alumbramento: de 17/07 a 31/08, no Museu da Imagem e do Som (MIS), na Avenida Europa, 158, no Jardim Europa, São Paulo. De terça a sexta, das 10 às 19h, aos sábados, das 10h às 20h e, aos domingos, das 10h às 18h. Entrada gratuita.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



