10 filmes clássicos escondidos na Netflix para assistir já
De "Tubarão" a "Central do Brasil", uma lista com produções que marcaram época.
Entre tantas estreias que chegam à Netflix, há alguns tesouros de outras décadas escondidos no catálogo da plataforma. De filmes que são referência para o cinema estadunidense a importantes produções nacionais, confira uma lista de clássicos escondidos na Netflix:
Tubarão (1975), de Steven Spielberg
Um tubarão assassino aterroriza uma pequena cidade litorânea, levando o chefe de polícia (Roy Scheider), um biólogo marinho (Richard Dreyfuss) e um caçador (Robert Shaw) a enfrentá-lo em alto-mar.
Por que assistir: vencedor de três Oscars, é considerado o primeiro blockbuster da história, revolucionou Hollywood e garantiu a Spielberg projeção mundial.
LEIA MAIS: Três destaques do Emmy 2025
Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese
Travis Bickle, um ex-fuzileiro solitário, veterano da Guerra do Vietnã, trabalha como taxista em Nova York e mergulha em um espiral de obsessão e violência.
Por que assistir: vencedor da Palma de Ouro em Cannes, o filme traz Robert De Niro em um de seus papéis mais marcantes e Jodie Foster no início de sua carreira – ambos indicados ao Oscar por suas atuações.
Scarface (1983), de Brian De Palma
Tony Montana (Al Pacino) é um refugiado cubano em Miami, que constrói um império do narcotráfico enquanto mergulha em uma rede de paranoia.
Por que assistir: cult dos anos 1980, o longa tem roteiro de Oliver Stone e a atriz Michelle Pfeiffer, como esposa de Tony, no elenco.
Terra Estrangeira (1995), de Walter Salles e Daniela Thomas
Após o confisco da poupança no Brasil, um jovem (Fernando Alves Pinto) embarca para Portugal, onde conhece Alex (Fernanda Torres) e se envolve em uma trama de contrabando.
Por que assistir: o filme em P&B foi um dos primeiros destaque da carreira de Salles, que se tornaria um dos grandes diretores do cinema nacional, e tem Millôr Fernandes entre seus roteiristas.
LEIA MAIS: Especial com Fernanda Torres, “The Morning Show” e outras estreias do streaming em setembro
Razão e Sensibilidade (1995), de Ang Lee
As irmãs Dashwood enfrentam dificuldades financeiras após a morte do pai, na adaptação para as telas do romance homônimo de Jane Austen, publicado em 1811. As duas mais velhas, interpretadas por Emma Thompson e Kate Winslet, sintetizam o embate entre razão e emoção do título. Também no elenco, Hugh Grant, que interpreta o pretendente do personagem de Thompson.
Por que assistir: além de atuar, Thompson foi vencedora do Oscar de melhor roteiro adaptado. O longa deu projeção a Ang Lee, que depois dirigiu longas como O segredo de Brokeback Mountain (2005).
O Show de Truman – O show da vida (1998), de Peter Weir
Truman Burbank (Jim Carrey), um vendedor de seguros, descobre que sua vida inteira é, na verdade, um reality show transmitido ao mundo.
Por que assistir: indicado a três Oscars, o longa mistura crítica social e entretenimento e antecipou a onda de reality shows. Por sua performance, Carrey levou o Globo de Ouro de melhor ator.
Central do Brasil (1998), de Walter Salles
Dora (Fernanda Montenegro), uma ex-professora que escreve cartas para analfabetos, e o menino Josué (Vinícius de Oliveira), que perdeu a mãe, cruzam o Brasil em busca do pai dele, em uma jornada de afeto e descobertas. Também no elenco, Marília Pêra, que interpreta uma amiga de Dora.
Por que assistir: vencedor do Urso de Ouro, no Festival de Berlim, o longa concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro e deu a Fernanda Montenegro uma histórica indicação à estatueta de melhor atriz.
A viagem de Chihiro (2001), de Hayao Miyazaki
Uma garotinha vai parar em um mundo mágico habitado por deuses, bruxas e espíritos, e precisa encontrar coragem para resgatar seus pais, além de salvar a si mesma.
Por que assistir: vencedor do Oscar de melhor animação, a produção japonesa é considerada uma obra-prima do Studio Ghibli, referência para a animação. Na plataforma, também é possível assistir ao documentário Hayao Miyazaki e a garça (2024), sobre o diretor e um dos fundadores do estúdio.
Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles e Kátia Lund
Adaptação do livro homônimo de Paulo Lins, baseado em fatos reais, a história acompanha a ascensão do crime organizado na comunidade carioca pelas lentes do jovem fotógrafo Buscapé (Alexandre Rodrigues).
Por que assistir: indicado a quatro Oscars – melhor direção, roteiro adaptado, montagem e fotografia –, é considerado um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
Volver (2006), de Pedro Almodóvar
Após encontrar o marido morto em casa, Raimunda (Penélope Cruz) precisa lidar com dramas enquanto tenta manter sua família unida e recebe visitas do fantasma da própria mãe.
Por que assistir: rendeu a Penélope Cruz uma indicação ao Oscar e mais uma vez consolidou Almodóvar como um dos grandes autores do cinema contemporâneo. Mães paralelas (2021) e O quarto ao lado (2024), do espanhol, também estão disponíveis na plataforma.
LEIA MAIS: Sofia Coppola faz retrato amoroso de Marc Jacobs em Marc by Sofia
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



