Maratona Wagner Moura: filmes e séries com o baiano para ver no streaming antes do Oscar

“Tropa de elite”, “Marighella” e outras produções do ator e diretor brasileiro, com uma novela de bônus.


Wagner Moura



Do Capitão Nascimento ao narcotraficante Pablo Escobar, passando pelo professor universitário perseguido, Wagner Moura já deu vida a muitos personagens marcantes no cinema e na TV, além de experimentar a direção. Reunimos 13 produções disponíveis nas plataformas de streaming que mostram a versatilidade do brasileiro, vencedor do prêmio de melhor ator em Cannes, no Globo de Ouro e indicado ao Oscar por O agente secreto.

FILMES

Carandiru (2003)

O drama de Hector Babenco baseado em Estação Carandiru (1999), de Drauzio Varella, mostra o cotidiano dos detentos do extinto maior presídio da América Latina pouco antes do massacre de 1992. Wagner interpreta um dos prisioneiros, ao lado de Caio Blat e Rodrigo Santoro.

Onde assistir:
Globoplay

LEIA MAIS: Deu Brasil: O agente secreto conquista quatro indicações ao Oscar

Cidade baixa (2005)

No filme de Sergio Machado, Wagner interpreta um jovem que vive um triângulo amoroso com uma stripper (Alice Braga) ao lado do melhor amigo (Lázaro Ramos), em Salvador. Exibido em Cannes, conquistou o Prêmio da Juventude, organizado pelo Ministério da Juventude da França.  

Onde assistir: Netflix

Saneamento básico (2007)

Dirigido por Jorge Furtado, o longa mistura humor e crítica social. Em uma pequena cidade no sul do Brasil, um grupo de amigos (interpretado por Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga, Lázaro Ramos e Bruno Garcia) decide fazer um filme para arrecadar fundos e sensibilizar as autoridades para um problema básico que vem tirando o sono dos moradores.

Onde assistir: Mubi

Tropa de elite (2007)

Wagner interpreta Capitão Nascimento, um oficial do BOPE dividido entre a brutalidade do trabalho, a corrupção institucional e sua vida familiar. Narrador da história, o papel rendeu ao ator reconhecimento internacional, enquanto o filme dirigido por José Padilha saiu vencedor no Festival de Berlim.

Onde assistir: HBO Max

Elysium (2013)

Com a projeção, Moura estreou em Hollywood em 2013, atuando ao lado de Matt Damon e Jodie Foster, no papel de um hacker que ajuda pessoas a migrarem ilegalmente para uma estação espacial de luxo depois que a Terra foi arruinada.

Onde assistir: HBO Max

Praia do futuro (2014)

Sob a direção de Karim Aïnouz, o ator encarna um salva-vidas que se muda para Berlim após se apaixonar por um alemão (Clemens Schick) em Fortaleza. Anos depois, seu irmão mais novo, interpretado pelo então estreante Jesuíta Barbosa, decide ir atrás dele. 

Onde assistir: Globoplay

Marighella (2019)

Depois de anos atuando, o ator fez sua estreia como diretor no longa biográfico sobre o ex-deputado e guerrilheiro Carlos Marighella (Seu Jorge) e sua luta contra a ditadura militar no Brasil nos anos 1960, que o transformaram em inimigo número 1 do regime autoritário. Com Adriana Esteves, Bruno Gagliasso e Humberto Carrão.

Onde assistir: Globoplay

Guerra civil (2024)

Em um Estados Unidos dividido politicamente, Wagner interpreta um jornalista que acompanha uma equipe de correspondentes, entre eles uma renomada fotojornalista (Kirsten Dunst) e uma novata (Cailee Spaney), atravessando os Estados Unidos durante uma guerra civil, em busca de uma entrevista com o presidente. Um dos mais recentes filmes de Wagner em Hollywood, o longa é dirigido por Alex Garland.

Onde assistir: HBO Max

LEIA MAIS: Os 17 filmes mais aguardados de 2026 no cinema

SÉRIES

Narcos (2015-17)

Wagner participou das duas primeiras temporadas da série, interpretando o traficante Pablo Escobar. Para o papel, aprendeu espanhol e ganhou muitos quilos. A atuação rendeu também sua primeira indicação ao Globo de Ouro e impulsionou sua carreira no exterior. Em 2018, retornou para uma participação na primeira temporada de Narcos: México (2018-21) e dirigiu episódios do terceiro ano deste spin-off.

Onde assistir: Netflix

Iluminadas (2022)

Baseada no livro homônimo de Lauren Beukes, a minissérie acompanha um jornalista cético e com problemas pessoais (Wagner) que se une à protagonista (Elisabeth Moss), sobrevivente de uma tentativa de assassinato, para investigar possíveis crimes conectados por viagem no tempo. O papel rendeu elogios por fugir do estereótipo de personagens latinos em produções estadunidenses.

Onde assistir: Apple TV+

Sr. e Sra. Smith (2024)

Na releitura do filme de 2005, dois estranhos (Donald Glover e Maya Erskine) são recrutados por uma agência de espionagem e precisam viver como um casal para cumprir missões perigosas ao redor do mundo. Wagner participa de alguns episódios como um espião próximo do casal. 

Onde assistir: Prime Video

Ladrões de drogas (2025)

O baiano foi indicado ao Critics Choice Awards de ator coadjuvante em minissérie por sua atuação na produção, um convite de Ridley Scott. Baseada no livro homônimo de Dennis Tafoya, a trama segue dois amigos de infância (Wagner e Brian Tyree Henry) que fingem ser policiais para roubar drogas e acabam se envolvendo com a maior rede de narcóticos dos Estados Unidos. 

Onde assistir: Apple TV+

BÔNUS: NOVELA

Paraíso tropical (2007)

Na novela de Gilberto Braga, ambientada no Rio de Janeiro, várias tramas de amor, traição e poder se entrelaçam, com Wagner interpretando o ambicioso Olavo, que almeja o lugar do tio na empresa da família. No caminho, se envolve com a garota de programa Bebel (Camila Pitanga), rendendo bordões e cenas que marcaram o folhetim.

Onde assistir: Globoplay

LEIA MAIS: Maria Fernanda Cândido estreia monólogo em Paris

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes