Morre Kongjian Yu, arquiteto chinês criador das “cidades-esponja”
Arquiteto esteve em São Paulo para Bienal de Arquitetura; Kongjian Yu está entre as vítimas de acidente aéreo no Mato Grosso do Sul
O arquiteto e paisagista chinês Kongjian Yu, reconhecido pela criação do conceito de “cidades-esponja”, está entre as vítimas de acidente aéreo em Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, na noite de terça-feira (23/09).
A informação foi confirmada pela Polícia Civil do estado à ELLE Decoration Brasil. Junto a Yu, morreram também o piloto Marcelo Pereira de Barros e os documentaristas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr.
LEIA TAMBÉM: ENFRENTAMENTO À CRISE CLIMÁTICA GUIA A BIENAL DE ARQUITETURA DE SÃO PAULO
Na última semana, na 14ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, o arquiteto, vinculado à Universidade de Pequim, esteve presente em uma conferência sobre as cidades-esponja. Nesse conceito, são criadas amplas áreas para a absorção da água, para evitar enchentes nas cidades.
“A natureza se adapta, é viva. O conceito de cidades-esponja é baseado no princípio que a natureza regula a água”, disse ele, em entrevista ao programa Fantástico, no ano passado. Na ocasião, também listou ações que aplica em seus projetos, como a retenção da água por meio de sistema de açudes e em áreas porosas, a criação de áreas alagadas, além da redução da velocidade de rios.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



