Regenera Project, em Belém (PA), transforma resíduos em móveis
Durante a COP30, o Regenera Project fará um festival com palestras sobre design regenerativo e exibirá peças produzidas em oficinas de upcycling.
Luminárias, mesinhas e bancos de plástico reciclado são algumas das criações resultantes da ação do Regenera Project, em Belém (PA). Fundado em maio deste ano, o projeto promove aulas de capacitação em comunidades da cidade, com oficinas de upcycling que ensinam a transformar resíduos descartados em novos produtos.
Criado pela curadora de design Taissa Buescu – também uma das diretoras de conteúdo da ELLE Decoration Brasil – o Regenera foi pensado como uma forma de legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que ocorrerá na cidade entre os dias 10 e 21 de novembro.

Mobiliário criado com resíduos descartados. Foto: Divulgação
LEIA TAMBÉM: 5 EXPOSIÇÕES EM SÃO PAULO PARA VISITAR EM OUTUBRO
O projeto atua em bairros como Cabanagem, Benguí, Jurunas e Terra Firme, com oficinas em escolas públicas e nas Usinas da Paz (equipamentos do governo paraense voltados para áreas vulneráveis). Essas aulas são feitas em parceria com o Pirilampos do Planeta, projeto do Rio de Janeiro conhecido pela criação de luminárias e instalações com materiais descartados.

Oficinas ensinam a usar resíduos na criação de mobiliário. Foto: Divulgação
Outra iniciativa do Regenera é a Marcenaria do Plástico, na Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis das Águas Lindas, a CootAral. Lá, os catadores são treinados por Felipe Cazé, da Arte8 Reciclagem, a operar máquinas que transformam os resíduos plásticos em chapas e, através de técnicas de marcenaria, a criar mobiliário.

Foto: Divulgação
LEIA TAMBÉM: PATRICIA URQUIOLA FALA SOBRE A CARREIRA E O PAPEL TRANSFORMADOR DO DESIGN
Durante a COP30, todas essas criações serão expostas no Regenera Festival, que será realizado no Teatro Estação Gasômetro. O local terá atrações musicais e cenografia do escritório paraense Guá Arquitetura, além de uma grande instalação com mais de 400 luminárias.
A programação conta ainda com palestras e mesas redondas sobre design regenerativo, economia circular, reciclagem, justiça climática e inclusão social com especialistas como o designer Marcelo Rosenbaum, a presidente do Instituto das Pretas, Gabriela Gama e representantes do Greenpeace, entre outros nomes.
Regenera Festival: de 9 a 12 de novembro, no Teatro Estação Gasômetro, na Avenida Governador Magalhães Barata, 830, São Brás, Belém.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



