Berna Reale abre mostra em São Paulo
Em Agora: Right now, artista paraense exibe fotografias, instalações e, pela primeira vez, pinturas, resultado do período da pandemia em que não pôde realizar suas conhecidas performances políticas.
Berna Reale é conhecida por suas perfomances de impacto político. Em uma delas, a artista paraense, vestida de policial, conduz um cavalo tingido de vermelho-sangue; em outra, seu corpo é coberto por vísceras e disposto ao ar livre, por onde sobrevoam aves famintas. Em todos os trabalhos, um elemento comum: o corpo como figura central para debater questões urgentes na contemporaneidade, como a violência e os processos de silenciamento das identidades subalternizadas.
São reflexões em torno desses temas que ela aborda novamente em Agora: Right Now, exposição que apresenta até 23.07 na Galeria Nara Roesler, em São Paulo. Com curadoria de Claudia Calirman, a mostra reúne obras inéditas, entre fotografias, instalações e, pela primeira vez, pinturas. “Durante a pandemia, quando não pude fazer performance na rua, me dediquei a esta linguagem e, agora, estou mostrando o resultado deste processo que começou há mais de cinco anos”, afirma a artista de 57 anos.
Como sugere o título, a mostra convoca a atenção do expectador a acontecimentos e linguagens do presente. Nas fotografias Cabeça raspada ou Acorda Alice, ambas deste ano, elementos policiais como algemas e tornozeleiras são incorporadas a um visual publicitário, característico do universo da moda, criando assim imagens que desafiam a obviedade e discutem como a violência é retratada na mídia contemporânea. “A ironia é um elemento que permeia meu trabalho”, diz ela.
Galeria Nara Roesler: Av. Europa, 655, Jardim Europa; de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 15h.
“Acorda, Alice”Foto: Divulgação
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes