Confira imagens da Biblioteca dos Saberes, projeto de Francis Kéré no RJ
Vencedor do Prêmio Pritzker de 2022, o arquiteto Francis Kéré esteve na cidade para apresentar mais detalhes sobre a obra que integra o projeto de revitalização da região central.
Uma estrutura de 40 mil metros quadrados erguida em diferentes níveis, com cobogós e jardins, integra o projeto da Biblioteca dos Saberes, de Francis Kéré, no Rio de Janeiro. Vencedor de 2022 do Prêmio Pritzker – a maior honraria da arquitetura mundial – ele esteve na cidade, na última quinta (20.11), onde revelou os planos para a sua primeira obra na América do Sul.
LEIA TAMBÉM: 5ª EDIÇÃO DO DESIGN BARRA FUNDA AMPLIA ROTEIRO DE ESTÚDIOS DE DESIGN E GALERIAS DO BAIRRO
O projeto da biblioteca prevê a construção de teatro, acervo, oficinas, cozinhas, salas de estudo e áreas expositivas. No centro do edifício terracota, uma torre circular de quatro andares será aberta para receber luz natural. Ela faz referência à paisagem natural do Rio de Janeiro, bem como ao papel simbólico que as árvores têm, como ponto de encontro, na cidade de Gando, em Burkina Faso, onde Kéré nasceu. Essa estrutura conectará três andares da edificação.

Imagem: Kéré Architecture / Divulgação
Segundo o escritório de Kéré, a biblioteca terá ainda terraços ajardinados, áreas a céu aberto, pátios sombreados, um anfiteatro coberto e um café. As paredes com cobogós oferecerão proteção contra o sol, e os jardins e a torre contribuirão para o resfriamento e a ventilação do edifício.

Imagem: Kéré Architecture / Divulgação
Essa obra é um dos destaques de uma série de intervenções propostas pela gestão municipal para a região da Cidade Nova e do entorno do Sambódromo, no centro do Rio de Janeiro. Chamada de Praça Onze Maravilha, ela tem como inspiração o Porto Maravilha, revitalização iniciada em 2009, focada na região portuária da cidade.

Imagem: Kéré Architecture / Divulgação

Imagem: Kéré Architecture / Divulgação
Segundo a prefeitura carioca, as novas ações poderão ser viabilizadas a partir de parcerias público-privadas (PPPs), com investimentos que alcançam a cifra de R$ 1,75 bilhão.
No próximo mês, a prefeitura enviará um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores para propor a criação da Área de Especial Interesse Urbanístico (AEIU) Praça Onze Maravilha, com extensão de 2,5 milhões de metros quadrados e regras urbanísticas específicas para a região, como gabarito e taxa de ocupação. Também será realizada uma audiência pública para discutir o projeto.
Além da Biblioteca dos Saberes, há a previsão da construção do Centro Cultural Rio-África, com projeto do arquiteto Marcos Damon, e o Parque do Porto, assinado por Duda Porto.

Imagem: Kéré Architecture / Divulgação
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



