Eclipse e Mercúrio retrógrado agitam o céu de maio
Mas, calma, que isso não significa que o mundo vai acabar. Entenda o significado desses trânsitos astrológicos.
Dia 16 de maio é dia de eclipse lunar da Lua Cheia em Escorpião, dando sequência ao eclipse solar da Lua Nova em Touro, que rolou no dia 30 de abril. Também é chamado de eclipse de sangue por conta da cor avermelhada que a Lua tem nesse dia. O fenômeno poderá ser visto no Brasil e terá início às 23 horas e 27 minutos do dia 15, com momento máximo à 1 hora e 11 minutos do dia 16.
Os eclipses sempre acontecem em dupla com duas semanas de intervalo entre eles, intercalando um solar e um lunar, sendo que os eventos estão ligados entre si. Digo isso, pois ao falar de eclipses ou retrogradações, já existe aquele alarde de que o mundo vai acabar e que estamos indefesos para eventos supertrágicos, como se fossem bombardeios aleatórios em nossas vidas. Porém se observarmos os fenômenos astrológicos de forma inteira, holística, podemos enxergar o suporte que eles trazem e a sequência perfeita de interferências para chegarmos a um estado maior de consciência. Isso se estivermos olhando para a vida pelo viés do aprendizado, e não da reatividade.
A diferença entre um eclipse solar e lunar está ligada à energia do Sol e a Lua.
O Sol está ligado à nossa identidade, ao que somos hoje. Num eclipse solar, bagagens mal resolvidas, que interferem no nosso potencial de brilho total, podem bater na porta. Inquietações e turbulências podem ser um sinal de algo que você precisa trabalhar para viver mais quem você é.
A Lua tem a ver com as nossas bases, nossa estrutura emocional, nosso sentido de segurança e pertencimento. No caso do eclipse lunar, podemos sentir o chão tremer, para trabalharmos medos que precisam ser encarados para viver um futuro mais pleno.
Dito isso, vale olhar para o passado para entender o presente e colher o melhor no futuro.
No dia 30 de abril, começou um período de questionamento sobre o nosso ser, sinalizando o que precisa ser destravado para você expressar a sua vida de forma mais autêntica. Pelo fato de o eclipse solar ter sido na Lua Nova em Touro, podemos dizer que o foco está na expressão no nível concreto, naquilo que você produz, possui, quer ter. Será que você tem e busca o que você realmente quer? As respostas não são tão óbvias, pois Plutão acabou de entrar em movimento retrógrado e ele não trabalha com a superfície, apenas com o que está oculto.
Agora, entre a noite do dia 15 e a a madrugada do dia 16 de maio, temos o eclipse lunar, que revela as inseguranças e fragilidades que precisamos trabalhar para viver esse eu verdadeiro de forma plena. Por acontecer na Lua Cheia em Escorpião, fica ainda mais exacerbada a necessidade de realizar uma limpeza profunda mesmo. Marte e Netuno em Peixes formam trígono com a Lua, indicando que é a hora de limpar traumas do passado, compreendê-los, e aceitar suas vivências do jeito que elas foram. Reagir e brigar com o que passou será contraprodutivo, pois a ideia é digerir para seguir adiante fortalecido e transformado.
É bom também observar se você cuida bem de si e o quanto que você se dá suporte para viver sua verdade, ou se acaba se calando e sufocando suas ideias mais originais, por medo de perder o controle de sua vida.
Fique atento aos sinais e perceba os eventos da vida como alertas de assuntos a serem trabalhados, principalmente se forem experiências que sempre se repetem de uma forma ou outra em sua vida.
E nem falamos ainda de Mercúrio retrógrado.
Com Mercúrio retrógrado, que iniciou no dia 10 de maio, simultaneamente a esse período, fica mais forte a necessidade de trazer a cura para as questões e solucionar os problemas de forma organizada. (para saber mais sobre o significado do Mercúrio retrógrado, clique aqui)
Se você tomou decisões que pareciam ser boas, mas que na verdade tinham como fundamento algum medo ou paradigma limitante, esses conteúdos poderão vir à tona. Por estarmos num período de eclipses no eixo Touro e Escorpião, muito provavelmente teremos que lidar com decisões que foram baseadas em controle e medo da falta de algo.
Não tenha pressa para resolver tudo de forma afobada, porém não deixe a inquietação te paralisar. Uma boa colheita no futuro dependerá do bom aproveitamento durante esse ciclo de eclipses e da retrogradação de Mercúrio.
Além disso, Vênus e Júpiter estão transitando por Áries, o que significa que é o momento de lidar com a vida com coragem para fazer o que precisa ser feito, no entanto, sem impulsividade ou impaciência.
Muitas ideias virão, mas é preciso ter calma para escolher o caminho que é certo para você. No dia 19 de maio, Mercúrio entra em sextil com Júpiter em Peixes e, em torno dessa data, você poderá ter grandes insights e ajustar o seu norte.
Dia 21 de maio é outro dia que trará muitas sacadas e clareza sobre o que precisa ser ajustado, com o Sol e Mercúrio em conjunção.
Na Lua Minguante em Peixes, que acontece no dia seguinte, dia 22, o Sol entra em Gêmeos, e mostrará que, às vezes, o melhor caminho é relaxar e se divertir com o presente, ao invés de fantasiar com como poderia ser e viajar nas ideias para conseguir o que quer.
A Lua Nova em Gêmeos no dia 30 de maio trará mais um momento de muita clareza e garra para começar uma nova vida, com uma expressão mais alegre e verdadeira. Novamente, isso se você estiver trabalhando profundamente suas questões, que estão sendo reveladas durante esse período de eclipse.
Mercúrio entrará em movimento direto no dia 3 de junho, então, você terá até esse dia para analisar, reavaliar e reorganizar as coisas. No dia 13 de junho Mercúrio chega à sua casa novamente, Gêmeos, e se você tiver cuidado de suas pendências, perceberá que tudo estará fluindo com maior facilidade.
Para finalizar a jornada, no dia 18 de junho, Mercúrio dará entrada a um voo livre definitivo, graças a todo o seu trabalho de organização e cura que você fez ao longo das semanas.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes