Muita calma nessa hora: saiba lidar com Mercúrio retrógrado

O planeta mais próximo do Sol está em retrogradação até 4 de fevereiro. Entenda o que isso significa e confira as outras datas em que o evento astrológico vai se repetir em 2022.


origin 73



De tempos em tempos, os fãs de astrologia entram em pânico e, entre outras coisas, dão uma pausa nas compras online. O motivo? Mercúrio retrógrado. Antes de responder se as precauções são mesmo necessárias, vamos primeiramente falar sobre o lado mais técnico de Mercúrio retrógrado.

Mercúrio é o planeta regente de Gêmeos e Virgem e, por isso, está ligado à organização, rotina, sistemas, raciocínio, comunicação e saúde. Como são assuntos muito próximos do nosso dia a dia e necessários para um funcionamento fluido da vida, acabamos percebendo mais a sua presença.

Usamos a palavra retrógrado porque se trata de um período em que, aparentemente, do ponto de vista da Terra, o planeta está se movimentando para trás. Isso não acontece na realidade e é apenas uma ilusão de ótica, como quando ultrapassamos um carro na estrada, fazendo com que o carro ultrapassado pareça estar andando para trás.

No caso de Mercúrio, este fenômeno ocorre cerca de três vezes ao ano. Em 2022, ele dá uma palhinha a mais em dezembro: serão quatro retrogradações de Mercúrio no total, a última delas, bem na virada para 2023.

Calendário: quando Mercúrio estará retrógrado em 2022?

  • De 14 de janeiro a 4 de fevereiro.
  • De 10 de maio a 3 de junho.
  • De 10 de setembro a 2 de outubro.
  • De 29 de dezembro a 18 de janeiro.

Clique aqui para conferir os principais trânsitos astrológicos de 2022.

O que significa a retrogradação na astrologia?

Pode-se dizer que o período de Mercúrio retrógrado é como se fosse uma chance para fazer uma revisão do nosso cotidiano. É uma parada para abastecer as energias, checar se está tudo certo e repensar os caminhos antes de seguir adiante. Ou seja, não é um período desastroso. É apenas uma fase de um ciclo, algo totalmente natural.

O que fazer (e não fazer) durante Mercúrio retrógrado?

Ocorrendo um contratempo em casa, ou percebendo que a comunicação está truncada, mire o seu foco em como resolver esse tipo de situação na origem. Observe e pense em como melhorar a qualidade da sua vida. Quem sabe está na hora de organizar de vez as finanças?

Mantenha-se aberto às mudanças e novos pontos de vista. Não é o momento de teimar na mesma ideia, mas, sim, de flexibilizar e ser criativo. Mas é importante lembrar de manter o foco e não se dispersar. Cuide da sua rotina. Desconfortos nesse setor poderão ficar mais evidentes, justamente para que você possa fazer os ajustes necessários. Aproveite para desenvolver novos hábitos ou retomar aqueles que te faziam bem.

Se precisar, você pode, sim, assinar contratos e comprar eletrônicos – desde que você esteja com a mente muito clara e com suas ideias bem definidas. No caso de Mercúrio retrógrado em Aquário, por exemplo, pergunte-se se suas escolhas vão te ajudar a ter um futuro mais livre ou se são apenas formas de fugir dos seus problemas.

Mas e os outros planetas?

Todos os planetas passam por períodos de retrogradação, menos o Sol e a Lua. As retrogradações de qualquer planeta mostram o que está em desequilíbrio e dão a oportunidade de fazer uma reavaliação do assunto em evidência.

Provavelmente, não se fala muito do período em que outros planetas estão retrógrados por causa da duração e da frequência deles, que têm um efeito mais longo e espaçado. Por exemplo, Marte entra em movimento retrógrado a cada dois anos, e dura por volta de dois meses. Mas se você acompanhar os ciclos astrológicos, você verá como é interessante passar por esses períodos com o olhar voltado para a oportunidade de crescimento.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes