Viva Celina cria alfaiataria agênero e sustentável na paraíba
Selecionada para a segunda fase do #MovimentoELLE, etiqueta de slow fashion trabalha com matérias primas recicladas e mão de obra local para fazer roupas carregadas de memórias afetivas.
Maria Celina Pessoa sempre acreditou que trabalhar com moda não é apenas sobre fazer roupas, mas também sobre o que se pretende comunicar à sociedade. “Não quero ditar o que os consumidores devem vestir, mas dar liberdade para eles escolherem”, explica a fundadora da Viva Celina, marca de João Pessoa, cujos pilares englobam o slow fashion, a moda sem gênero e a sustentabilidade, selecionada para a segunda fase do #MovimentoELLE.
A etiqueta surgiu em 2018, quando a estilista, recém-formada em moda, percebeu o lado altamente poluente da indústria, especialmente entre as marcas de fast fashion. “Também vi como elas empregavam pessoas em trabalhos análogos à escravidão, por isso, quando decidi empreender nesse ramo, estava convicta de que queria fazer algo diferente.”
Foto: Thayse Gomes
Assim nasceu a Viva Celina – o nome é uma homenagem à dona Celina, avó da empreendedora –, com o propósito de inspirar práticas sustentáveis e sociais na moda, por meio do uso de matéria-prima reciclada e do equilíbrio na cadeia de produção, com fornecedores locais e certificados e colaboradores bem remunerados, tudo para também valorizar a cultura nordestina. “A marca é um mergulho nas minhas raízes paraibanas, e cada coleção resgata memórias e vivências em peças atemporais, mas carregadas de história”, explica a designer.
Foto: Elyenai Fernandes
“Em seu ateliê, utiliza-se principalmente o algodão orgânico, agroecológico e o reciclado (a partir do algodão colorido cultivado pela agricultura familiar da Paraíba). “Nosso próximo passo é implementar a logística reversa: o cliente pode nos trazer um produto da marca que não usa mais e daremos um destino à peça, que poderá virar um novo item ou ir para uma segunda linha nossa. Em troca, ele recebe um vale-desconto para usar numa próxima compra”, antecipa Celina.
Foto: Thayse Gomes
Com o apoio do #MovimentoELLE, esse viés sustentável está se desenvolvendo ainda mais. “Cada encontro é um novo aprendizado, não só pela troca com os especialistas, mas com as outras marcas, tirando dúvidas e compartilhando dores em comum”, diz Celina. “Isso nos engrandece como empresa e como criadores de moda autoral e regional”, completa. Há três meses no projeto, a estilista tira diferentes pontos para trabalhar em sua empresa a cada semana. “São degraus que subimos para crescer pessoal e profissionalmente. Após dois anos tão difíceis, o projeto trouxe uma luz no fim do túnel, nos colocando para cima.”
O que é o #MovimentoELLE
O #MovimentoELLE é um projeto solidário idealizado pela ELLE e pensado para impulsionar o desenvolvimento sustentável entre pequenos empreendedores de moda.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes