Maison & Objet 2026 propõe um olhar para o passado para redesenhar o futuro

Maison & Objet 2026 abre nova edição com mais de 2,3 mil expositores e homenagem ao designer Harry Nuriev, do Crosby Studios.


Maison & Objet 2026: imagens da edição de 2025.
Maison & Objet 2026 abre as portas em Paris comreNa foto, detalhes da Maison & Objet 2025. Foto: Elizabeth Leriche



O passado revela o futuro. Esse é o tema da Maison & Objet 2026, aberta até segunda (19.01), em Paris, com as principais tendências do setor de decoração. Nesta edição, a feira de design alcança sete pavilhões no centro expositivo Paris Nord Villepinte, na capital francesa, com mais de 2,3 mil participantes e a proposta de retornar às raízes e à memória, como base no processo criativo do futuro.

LEIA TAMBÉM: 9 GALERIAS DE INHOTIM QUE VOCÊ NÃO PODE PERDER

O tema deste ano se ampara ainda em manifestos da agência de previsão de tendências Goodmoods: metamorfose, mutação, barroco recomposto e neofolclore. Eles abraçam práticas de upcycling, da fusão entre materiais orgânicos, técnicas ancestrais e inovação tecnológica, e reimaginam o barroco e culturas locais por meio de um olhar contemporâneo.

Maison & Objet 2026: imagens da edição de 2025.

Peça exposta na seção Curatio em 2025. Foto: Piet-Albert Goethals

Neste ano, retorna ao evento o setor Curatio, voltado para o design colecionável. Com curadoria de Thomas Haarmann, a seção conta com 60 participantes internacionais e teve sua estreia em 2025. A feira também conta com uma área reservada para design ecológico, que explora abordagens sustentáveis de diversos criadores e fabricantes.

Designer do ano

A Maison & Objet 2026 homenageia Harry Nuriev, designer russo fundador do Crosby Studios. Vivendo entre Nova York e Paris, Nuriev explora a intersecção entre design, arte e artesanato por meio da transformação de objetos que já existem, dando-lhes uma segunda vida.

Maison & Objet 2026: Harry Nuriev.

Harry Nuriev, designer do ano da Maison&Objet 2026. Foto: Daniel Roché

LEIA TAMBÉM: 5 EXPOSIÇÕES EM SÃO PAULO PARA VISITAR EM JANEIRO

Com colaborações de marcas como Nike, Gucci, Jimmy Choo, Valentino e Balenciaga no currículo, ele planejou para a feira francesa uma cenografia imersiva chamada Transformism, que cria um ambiente onde todos os móveis e objetos parecem ter sido banhados em tinta prateada. Segundo a organização, a exposição fala sobre o poder do design para transformar nossa percepção da vida cotidiana.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes