Morre Valentino Garavani aos 93 anos
O estilista Valentino Garavani, fundador da Valentino, ficou conhecido pela elegância e pelo rigor técnico, influenciando a indústria como um todo.
O estilista Valentino Garavani, fundador da Valentino, morreu nesta segunda-feira (19.01), aos 93 anos, em Roma. Conhecido pelo rigor técnico, pelo romantismo e pelo domínio preciso das cores, ele deixou uma marca definitiva na história da moda.
Nascido em 1932, na cidade de Voghera, na Itália, Valentino decidiu seguir a carreira ainda criança, após assistir ao filme Ziegfeld Girl (1941), que retrata atrizes da Broadway nos anos 1920. A partir daí, mudou-se para Paris, onde estudou na Escola de Belas Artes e passou pelos ateliês de Jean Dessès e Guy Laroche como aprendiz.

Valentino Garavani no backstage da coleção de verão 2008 de alta-costura, seu último à frente da grife que criou. Foto: Getty Images
Leia mais: 90 anos de Valentino Garavani
Em 1959, voltou à Itália e abriu seu próprio estúdio em Roma. Um ano depois, conheceu Giancarlo Giammetti, seu grande parceiro de vida e de negócios. A marca Valentino estreou nas passarelas em 1962, em Florença, onde passou a vestir mulheres da alta sociedade local. Em pouco tempo, o estilista se tornou referência para nomes como Jackie Kennedy, Elizabeth Taylor e Sophia Loren.
O fascínio exercido por seus vestidos vinha da forma como valorizava o corpo feminino. Elementos como laços, babados, flores, rendas e bordados apareciam em criações de caimento preciso e acabamento impecável. Ele foi também o criador do icônico vermelho Valentino, inspirado na lembrança de um vestido de veludo visto por ele em Barcelona, ainda na adolescência.
Em 1998, Valentino e Giammetti venderam a casa ao empresário Gianni Agnelli por 300 milhões de dólares. Depois, a marca passou pelo Marzotto Group e, em 2006, pelo fundo britânico Permira. Desde 2012, integra o portfólio da Mayhoola Investments. Valentino Garavani anunciou sua saída da direção criativa em julho de 2007, após 45 anos à frente da maison. Sua última coleção foi apresentada em 2008, sob aplausos de pé. Desde então, o cargo foi ocupado por Alessandra Facchinetti, Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli. Atualmente, quem desenha para a grife é Alessandro Michele.

Valentino Garavani recebe os aplausos em seu desfile de verão 2007. Foto: Getty Images
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



