3 lugares para ir em Paris e 2 atrações ali pertinho
Nossa correspondente começa o ano com sugestões de lugares para bons drinks em Paris e dicas para esticar a viagem pela vizinhança.
Não importa quantas vezes você vá a Paris, sempre há algo de novo para ver ou revisitar – mesmo para quem mora na cidade. Eu estou começando o ano ansiosa para realizar muito por aqui: minha lista de desejos e destinos para 2026 já está delineada, e hoje trago algumas das minhas primeiras escolhas para esse ano.
Vou listar três lugares para ir em Paris e dois destinos que ficam a menos de três horas de trem e podem ser uma excelente opção para dar aquela escapadinha do fervo da capital francesa. Já salve aí nos seus apontamentos: o roteiro inclui um lugar perfeito para dançar e ver gente cool, outros dois lugares incríveis onde o barman é a estrela. Vamos também dar um pulo na Alemanha, em Baden Baden, cidade cheia de atrações, nas encostas da magnífica Floresta Negra. Depois, um pulo até a Bélgica, quem sabe? O museu da moda da Antuérpia é um arraso e está com uma exposição muito especial. Vem comigo que eu te conto tudo!!!
O alquimista

Colin Fields é uma lenda viva quando o assunto é coquetel. Foto: Divulgação
Reencontrei Colin Field esta semana, no coquetel que a Schiaparelli ofereceu à imprensa e convidados depois de seu desfile de alta-costura, e fiquei empolgadíssima. Ele é uma autoridade na alquimia dos drinks: é autor de um livro (com prefácio de Kate Moss) e recebeu diversos prêmios quando estava no bar Hemingway, do Ritz. Agora ele tem a própria equipe e faz residências em lugares super bacanas. Com Colin, tomei as melhores taças de Dry Martini e Manhattan da vida, mas ele vai muito além disso. É indescritível tudo que ele inventa – e ainda tem aquela elegância inglesa, misturada aos anos vividos em Paris.
Os dois locais a seguir são endereços onde você pode encontrar Colin atualmente. Mas vale acessar a página dele na internet para se atualizar sobre outros lugares ou até contratar Colin para algum evento particular, como foi o caso da Schiaparelli! Um luxo!
Le Grand Café

Le Grand Café é o novo endereço badalado de Paris. Foto: Instagram / @legrandcafe.paris / @matthieusalvaing
O mais novo chuchu dos fashionistas e novidadeiros conta com Colin Field servindo drinks duas quintas por mês. O bar-restaurante fica no Grand Palais, um dos centros de artes e eventos mais importantes de Paris, onde a Chanel acabou de realizar seu desfile de alta-costura. Eu ainda não fui, mas agora que o Colin está lá sei que o drink é o melhor do mundo. Fica aberto das 18h até a meia-noite, então, é só chegar e depois, quem sabe, aproveitar e jantar.
Le Grand Café: 1, Place Clemenceau.
Maison Proust

No Maison Proust os coquetéis de Colin Fields são a atração às sextas-feiras Foto: @maisonproustoficial
Instalado no Marais, com uma decoração linda, esse misto de hotel, bar, restaurante e spa já era um lugar muito chique. Agora, então, com Colin fazendo os coquetéis maravilhosos dele por lá duas sextas por mês ficou ainda melhor. Vou correr para lá, inclusive, para tomar o meu Manhattan by Colin Field.
Maison Proust: 26, rue de Picardie.
Também para badalar

Bar de la Croix Rouge: para comer e badalar. Foto: Instagram / @bardelacroixrouge / @instemps__
O Bar de La Croix Rouge é um dos bons lugares de Paris para ir comer um negocinho rápido e ver pessoas “insiders” da cidade. O bar não tem nada demais, mas oferece um cardápio francês com música boa sempre tocada por um DJ. O ambiente pega fogo, as pessoas dançam em cima das mesas e, enfim, ça c’est Paris! Vale dar uma espiadela.
Bar de La Croix Rouge: 2 Place Michel Debré.
Desacelerando em Baden Baden

Hotel Brenner's Spa durante o inverno: simplesmente mágico. Foto: Divulgação
Além de lugares para ir em Paris, muita gente vem para cá e me pede dicas de passeios tipo bate e volta, sabe? Fiz isso no mês de dezembro: peguei um trem até Baden Baden no sudoeste da Alemanha, perto da fronteira com a França. A cidade é famosa por suas fontes termais e conta com tesouros culturais, como a sua Filarmônica, que é uma das mais conceituadas da Europa, com espetáculos o ano todo. Isso só já seria motivo suficiente para ir até lá.
O motivo principal da minha viagem, no entanto, foi conhecer o spa do Brenners Park-Hotel & Spa. O hotel é um dos ícones da rede Oetker Hotels e acaba de reabrir as portas após uma renovação histórica, que durou dois anos. A atmosfera é bem clássica, com vista para um parque e várias possibilidades de recreação por ali, dependendo da época do ano, claro. Eu amei o hotel e as experiências no spa, além da comida deliciosa no Fritz and Felix Bar e no Le Salon, os dois restaurantes do hotel. Vale colocar no seu radar!
Brenners Park-hotel & Spa: Schillerstraße 4/6, 76530, Baden-Baden, Alemanha.
The Antwerp Six

O grupo dos seis de Antuérpia fizeram historia na moda e transformaram a alfaiataria para sempre Foto: Karel Fonteyne / Divulgação MOMU
Outro lugar que não é longe de Paris e que vale muito para quem gosta de moda é a Antuérpia, na Bélgica. De Paris para lá são menos de duas horas de trem. A cidade é uma graça e dá para visitar tudo a pé por lá. O que eu mais aconselho é ir ao MOMU (Museu da Moda da Província da Antuérpia). A partir do dia 28 de março até janeiro do ano que vem, estará em cartaz no local uma exposição em comemoração aos 40 anos do célebre grupo de estilistas que ficou conhecido como “Os seis da Antuérpia”. A exposição destaca as trajetórias únicas desses designers que saíram do departamento de moda da Real Academia de Belas Artes de Antuérpia e fizeram história. Em 1986, apresentaram suas coleções no British Designer Show, em Londres, e de lá catapultaram a Antuérpia para o mapa da moda mundial. Até hoje suas criações continuam a influenciar o cenário internacional. A mostra vai ser uma aula e tanto para quem quer entender de moda, afinal, sem conhecer esse grupo, é praticamente impossível entender parte do desdobramento de modelagens e ousadias que vimos acontecer nesses últimos 40 anos.
The Antwerp Six no MOMU: De 28 de março de 2026 até 17 de janeiro de 2027 na Nationalestraat, 28, 2000, Antuérpia, Bélgica.
LEIA TAMBÉM:: CADERNOS DE UMA PARISIENSE: DO MUSEU AO BRECHÓ, SEIS LUGARES ESPECIAIS NA CIDADE LUZ
Ana Garmendia é jornalista e correspondente da ELLE em Paris. Reside na capital francesa há 18 anos e é apaixonada por caminhadas, fotografia e pela exploração de lugares que refletem moda, história, cultura e gastronomia. Nesta coluna, ela compartilha suas experiências e revela segredos, descobertas e preferências na Cidade Luz.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



