Pieter Mulier deixa a direção criativa da Alaïa
Fundada por Azzedine Alaïa, a maison teve os seus códigos de pesquisa têxtil e valorização do corpo retomados por Pieter Mulier ao longo de cinco anos de trabalho.
A Alaïa confirmou nesta sexta-feira (30.01) a saída do diretor criativo Pieter Mulier. “Nos últimos cinco anos, Pieter conduziu a renovação da marca, honrando o seu legado e ampliando a relevância global da maison”, escreveu Myriam Serrano, CEO da empresa, em comunicado oficial.
Leia mais: Paris Fashion Week: Alaïa, verão 2026
Formado em arquitetura pelo Instituto Saint-Luc, em Bruxelas, o belga construiu sua trajetória na moda como braço direito de Raf Simons. Iniciou a carreira na marca homônima do estilista amigo e o acompanhou em passagens pela Jil Sander, Dior e Calvin Klein. Atualmente, Raf é codiretor criativo da Prada. Em 2021, Pieter assumiu a direção criativa da Alaïa e passou a ganhar destaque por sua produção autoral.
Leia mais: A estreia de Pieter Mulier à frente da Alaïa
Primeiro criador a ocupar o cargo após a morte de Azzedine Alaïa, o designer buscou reativar o método consagrado pelo fundador da casa: silhuetas moldadas ao corpo, costuras reduzidas e uso mínimo de fechamentos tradicionais, como botões e zíperes. Além disso, aprofundou o espírito inovador do estilista ao investir no desenvolvimento de tramas exclusivas e em novas abordagens de construção e modelagem.
A Alaïa ainda não anunciou quem assumirá a direção criativa da marca. O próximo passo de Mulier também não foi divulgado, embora haja especulações no setor de que ele possa assumir a Versace.
Leia também: Exposição da Dior reúne itens de Azzedine Alaïa
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



