75 anos da NBA: o estilo detonado pelo basquete
Liga mais conhecida do esporte lançou atletas que definiram estética que extrapolou os limites das quadras. Conheça alguns deles.
A nova temporada da liga de basquete dos Estados Unidos já começou e, com ela, veremos a consagração dos novos ícones de estilo que definem a força do esporte para além dos arremessos. Esta é quase uma continuação da última, a rodada de jogos da temporada 21-22, que coroou os maiores nomes da NBA (National Basketball Association) nos 75 anos da liga.
Uma das inúmeras comemorações da efeméride foi a entrega do Bola de Diamantes, em fevereiro, que promoveu o encontro de estrelas no fim de semana mais importante do esporte, conhecido como All Star Weekend.
Ainda no clima de festa, aprofundamos as influências dos looks utilizados fora das quadras, que marcaram gerações e inspiram até os dias de hoje.
A Origem
Comecemos pelo fim. Não dá para falar sobre o estilo na NBA hoje sem apontar o quarteto de jogadores singulares na seara da moda. Allen Iverson, James Harden, Kyle Kuzma e Dennis Rodman talvez sejam os mais fotografados dessa passarela incomum.
Com uma carreira marcada por polêmicas e pelo destaque na defesa do Chicago Bulls, Rodman utilizava no final dos 1990 várias peças com pele à mostra e regatas ditas femininas, além das diversas roupas que afirmavam as causas que apoiava.
O ex-jogador Dennis Rodman, na Flórida, em 2021. Johnny Louis/Getty Images
Ele transpôs o estilo inclusive em quadra, quando aparecia com unhas e cabelos pintados. Por conta da vestimenta “não tradicional”, foi um dos primeiros jogadores que teve sua autenticidade reconhecida pela indústria e passou a frequentar semanas de moda.
Iverson, por sua vez, levou composições que já faziam parte do seu dia-a-dia para os corredores das quadras. Tranças, durags, uniformes vintage da liga, peças oversized, casacos de pele, correntes e jóias, destacadas pelo tamanho e pela quantidade de itens numa mesma produção, colocaram o atleta no pódio dos paparazzi.
O ex-jogador Allen Iverson, em Nova York. Ray Tamarra/GC Images
O jogador traduzia o estilo dos rappers e das ruas nos anos 2000. Em diversas declarações dizia tentar apenas ser ele mesmo nas escolhas, mas o impacto dos conjuntos acabou sendo elo entre o basquete e a cultura pop, cimentando o streetstyle da década.
James Harden e Kyle Kuzma ainda estão em atividade na NBA e não hesitam em demonstrar o interesse pela moda. Ambos acompanham os rumos das tendências e exibem marcas com as quais criaram relacionamento em suas carreiras.
Era Jordan
Os anos 1990 foram marcados pelo astro do Chicago Bulls, Michael Jordan, e a conquista dos seis títulos amealhados junto ao time. Antes dos feitos, ainda nos 1980, Michael marcou uma era sendo o primeiro jogador a entrar em quadra com um tênis desenvolvido por ele em parceria com a Nike, mudando a relação das marcas com os jogadores de basquete.
O modelo Nike Air Jordan 1 trazia as cores do time em que jogava e prometia um dos seus maiores talentos como jogador, a habilidade de “voar” em quadra. O que não esperavam era que o modelo fosse popularizado de tal forma que virou símbolo da juventude.
Oex-jogador Michael Jordan em aniversário do Air Jordan, em 2015. Pierre Suu/Getty Images
Com o retorno da estética Y2K, os modelos clássicos do Air Jordan se transformaram em itens de desejo das gerações Millennial e Z. Muito além de parte inerente ao street style, o tênis se tornou parte do acervo de pessoas que buscavam por conforto e estilo em uma peça só.
E ainda criou um batlhão de colecionadores, que fazem dos sneakers parte de um lifestyle. No Brasil, um dos aficionados pelo modelo é o apresentador Marcos Mion.
Dress code impositivo
Em 17 de outubro de 2005, o ex-comissário da NBA, David Stern, implementou um dress code social obrigatório para os jogadores. À época, muitos apoiaram a determinação por concordarem que a padronização traria mais credibilidade e seriedade para o esporte.
No entanto, o fato de que camisas, blazers e sapatos deveriam ser utilizados durante toda a permanência dos jogadores em eventos oficiais e nas imediações das quadras, incluindo os jogadores machucados, e levando em consideração que até mesmo acessórios como joias, correntes e bonés estavam banidos, a regra fez com que a individualidade e a personalidade dos ídolos fossem ignoradas.
Com o passar do tempo, os jogadores utilizaram a criatividade para burlar os códigos restritos demais e passaram a adotar o dress code de um jeito particular, possibilitando a entrada de stylists e alfaiates nos armários da liga.
O jogador LeBron James, em Los Angeles, em junho de 2022. Steve Granitz/FilmMagic
Os ternos sob medida se tornaram populares entre eles e a imagem de que os jogadores também eram homens de negócios passou a ser abraçada e respeitada, principalmente pelos fãs. Foi a partir dessa reviravolta que as marcas de luxo passaram a frequentar o universo da NBA, fomentado com a popularização das transmissões televisionadas do pré-jogo.
Os elementos foram lentamente implementados pelos stylists durante os poucos segundos em que os atletas chegavam aos estádios para performances. Hoje, essa estética é considerada uma marca registrada.
As mudanças passaram a ser percebidas principalmente nos atletas que estavam no início de suas carreiras durante a implementação da conduta, a exemplo de Dwayne Wade e LeBron James.
O jogador Dwayne Wade e sua esposa, Gab Union, no desfile de verão 2023 da Prada. Reprodução Instagram/@gabunion
LeBron é uma das estrelas do Los Angeles Lakers e teve uma longa parceria de sucesso com Rachel Johnson, que foi pioneira no trabalho direto com os jogadores da liga. Rachel fez com que se tornasse real o relacionamento entre marcas e esses homens que possuem estatura e estrutura diferentes dos demais.
Ex-jogador do Miami Heat, Dwayne Wade se deu muito bem com as exigências da NBA e hoje tem o como personal stylist Jason Bolden, que já vestiu nomes como Ava DuVernay, Yara Shahidi, Alicia Keys, Michael B. Jordan e celebridades em eventos como MET Gala, Globo de Ouro e Oscar.
A dupla lança mão das ideias como uma forma de expressão divertida. O jogador, aliás, combina as composições com a esposa, Gab Union, e até se utiliza de cores vibrantes e regatas nas produções.
O jogador James Harden veste Saks Man. Reprodução Instagram
A aproximação dos jogadores com o mundo fashion fez com que eles passassem a frequentar semanas de desfiles. Carmelo Anthony, por exemplo, tem uma categoria em seu site totalmente dedicada à moda. James Harden, por sua vez, participa ativamente na criação de produtos de sua linha junto à alemã Adidas, e, no ano passado, tornou-se parte do conselho de administração e um dos investidores da Saks Man.
O jogador Chris Paul. Reprodução Instagram/@cp3
Os jogadores e seus stylists utilizam os pré-jogos para afirmar personalidades e causas que apoiam. Chris Paul, armador do Phoenix Suns, é assessorado pela consultora de estilo Courtney Mays e utiliza nas peças algumas mensagens e logos que apoiam universidades norte-americanas de origem negra, a partir de uma curadoria feita em conjunto com Mays. Ela também cuida do visual de nomes como DeAndre Jordan e Kevin Love.
O jogador Jason Tatum. Reprodução Instagram/@realryankphoto
Não há como questionar que os atletas se tornaram grandes inspirações na moda masculina e as redes sociais foram inundadas por páginas que reúnem e catalogam os looks dos jogadores.
PJ Tucker, Russell Westbrook, Jason Tatum e Serge Ibaka são alguns dos atletas que exemplificam da melhor forma como a elegância e o conforto puderam andar de mãos dadas nas últimas temporadas, principalmente por trazer a estética athleisure à tona.
O jogador Serge Ibaka. Reprodução Instagram/@sergeibaka
Colaborações
As colaborações com as marcas esportivas também marcam a vida dos jogadores. Nomes como Kobe Bryant, Kyrie Irving e Damian Lillard estrelaram parcerias de sucesso no desenvolvimento de sneakers, a partir de suas necessidades em quadra, e itens casuais.
Essas parcerias levaram uma estética única para a rotina dos jogadores. A mistura entre peças de grandes marcas e o estilo atlético, fizeram do hi-lo uma realidade quando se trata do cotidiano dos atletas.
O jogador Kyle Kuzma. Reprodução Instagram/@kuz
Outra forma de colaboração é a de grandes marcas com itens do esporte, como fez Tiffany & Co. e Wilson para o evento All-Star Weekend deste ano. A bola de basquete, que é conhecida por sua cor laranja, veio em uma versão cravejada e em uma caixa na cor azul que identifica a joalheria.
Além da Louis Vuitton, que, sob o comando do estilista Virgil Abloh, lançou duas coleções em parceria com a NBA. Elas materializaram itens cotidianos dos jogadores, como sapatos, acessórios e moletons, com foco nas viagens, nos jogos e em aparições públicas.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes