Fenty Beauty no Brasil e por que a marca de Rihanna de beleza é tão importante

Contamos tudo sobre o desembarque da marca por aqui e aproveitamos para relembrar o que faz deste projeto de Rihanna ser considerado uma das inovações mais importantes do mercado de beleza dos últimos anos.


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Foto: Divulgação / Fenty Beauty



A Fenty Beauty chegou ao Brasil em agosto de 2020 e desembarcou por aqui com 90% de sua linha. Os produtos começaram a ser vendidos com exclusividade pela Sephora no dia 18 de agosto (tanto nas lojas físicas quanto pelo e-commerce). Os preços começam em R$119 e todas as bases da marca custam R$219. Os favoritos de Rihanna, como a base Pro Filt’r Soft Matte Longwear e o batom líquido vermelho Lip Stunna na cor Uncensored, estão inclusos. Participamos de uma coletiva com Priscilla Ono, a maquiadora-global da Fenty Beauty, e você confere o bate-papo a seguir! Relembre também a incrível história por trás da marca de Rihanna e conheça detalhes sobre cada uma das linhas.

Em 2017,um furacão chamado Rihanna invadiu de vez o mundo da beleza. Ok, em 2013 ela já havia fechado uma parceria com a MAC, a gente sabe. A colaboração contava com uma linha de batons, cílios postiços, blushes, uma paleta de sombras, entre outros itens. No entanto, quatro anos depois, nasce a Fenty Beauty e junto com ela uma nova maneira de pensar maquiagem. Principalmente no que se refere à inclusão e diversidade.

Claro, você pode argumentar que qualquer investida sustentada por uma celebridade do porte de Rihanna, em alguma instância, há de fazer sucesso. Contudo, a chegada da Fenty Beauty combinou os superpoderes da carreira da cantora de Barbados com uma linha produtos realmente capaz de redefinir as regras do jogo no mercado de maquiagem. O primeiro lançamento da então recém-nascida empresa foram nada menos do que 40 tons de base que, finalmente, entregavam à população negra opções variadas de tons e subtons para suas diferentes complexidades.

A maquiadora Daniele Da Mata, também fundadora da primeira escola de maquiagem para a pele negra no Brasil, relembra o baque: “As outras marcas ficaram perdidas. Elas tinham dez cores de base, sendo quatro para a pele negra. De repente, a Rihanna chega com o quádruplo de possibilidades. E depois com mais dez tons complementares. O maior diferencial da Fenty é que ela não só lança tendências, mas entende e celebra diferentes tipos de corpos e gêneros. Ela realmente se importa em resolver os problemas de diversidade tão comuns na indústria e em elevar a autoestima da sua cliente em potencial.”

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Divulgação / Fenty Beauty

Desde então, marcas que antes saíam relativamente ilesas ao não levar a diversidade em consideração passaram a ser cobradas nesse sentido. Em certa medida, a Fenty transformou o que se considerava via de regra no mercado e, por isso, não demorou para que boa parte da concorrência começasse a correr atrás do atraso. “Sempre foi assim, nunca teve para a gente”, continua Da Mata. “A Fenty vai além e pensa na pele negra na hora de desenvolver, inclusive, a pigmentação de suas paletas”, explicando que a preocupação da empresa transcende a cartela de bases e atinge todos os seus lançamentos.

“O maior diferencial da Fenty é que ela não só lança tendências, mas entende e celebra diferentes tipos de corpos e gêneros.”

A arquiteta, escritora e colunista da ELLE, Joice Berth, explica a exclusão e o silenciamento da população negra que ocorre quando não há representação dela dentro do mercado de beleza. “A ausência de maquiagem e produtos para cabelo para negros passa informações perigosas. A primeira é de que, supostamente, não existem mulheres negras para consumirem esses itens. Ou então que elas não são dignas da valorização de sua estética. Hoje em dia, tem algumas marcas que oferecem produtos que atendem pessoas negras. No entanto, segue presente a limitação do colorismo. Você só vê mulheres como Taís Araújo, Beyoncé, Rihanna sendo atendidas por essa dita ‘diversidade’. As negras escuras, como eu, ainda têm dificuldade encontrar produtos adequados.”

O que também faz a Fenty se destacar é que ela não se limita somente a atender também às demandas da pele negra. Na verdade, a pele negra aqui é o ponto de partida para o desenvolvimento da maioria dos itens. Voltando para a linha de bases Pro Filt’r, vale destacar que o acabamento é matte e que a fórmula vem com uma tecnologia auto-selante que torna opcional o uso do pó. Isso porque, na média das milhares de especificidades dos diferentes tipos de pele negra, a maioria acaba sendo um pouco mais oleosa. Por isso o acabamento mais seco como prioridade: a segunda versão (mais hidratante) do mesmo produto surgiu somente em 2019.

Outro bom exemplo é a primeira linha de iluminadores em pó da Fenty. A série Killawatt Foil vinha com cores como magenta, laranja, menta e lilás que, na pele negra – principalmente na pele retinta – funcionam precisamente como iluminador: dão brilho colorido às maçãs. Na pele branca, por sua vez, tinham um efeito similar ao de uma sombra espalhada pelo rosto. É como se o jogo virasse: se as mulheres negras passaram esse tempo todo tendo que se contentar com iluminadores claros demais para seus tons de pele, agora as brancas é que precisam “dar um jeito” de fazer tal produto funcionar. “A identidade da marca é muito forte. Ela não se deixa levar só pela moda. É uma questão de identidade”, explica Da Mata. “É diferente quando são pessoas negras que estão por trás dessas marcas”, descreve ao citar as brasileiras Negra Rosa e Divas Bllack, ambas também capitaneadas por mulheres negras. “São produtos feitos por e para negras. Faz diferença saber que um dia eu usei um pó que deixou minha cara cinza. Saber de cada uma das dificuldades que a gente passa em frente ao espelho.”

Chega mais, Riri!

E, sim, gente, a Fenty Beauty acaba de chegar ao Brasil! Dá para acreditar? Três anos depois de seu lançamento oficial, a marca de Rihanna finalmente desembarca no Brasil pela Sephora. Estarão disponíveis a partir de 18 de agosto nas lojas física e online. E ela chega-chegando, viu? 90% dos produtos do catálogo estarão disponíveis por aqui! Quem adiantou essas informações para a gente foi ninguém menos do que a própria Priscilla Ono, maquiadora-global da empresa. Ela trabalha lado a lado com a chefona Riri para desenvolver a maioria dos hits que vamos listar abaixo. “Por ser uma mulher gorda, a moda não era um espaço em que eu me sentia muito bem. Por isso, na maquiagem, consegui me encontrar e é essa confiança que a maquiagem dá às pessoas que me incentivou a trabalhar com beleza. Fico encantada quando vejo o quanto algumas pinceladas transformam não só o exterior de uma pessoa, mas a maneira como ela mesma se vê. É isso que me motiva”, disse ao responder à pergunta de ELLE durante a coletiva de imprensa via Zoom sobre a chegada da Fenty Beauty no Brasil.

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Divulgação / Fenty Beauty

Primeiro, não dá para escapar da linha Pro Filt’r que, realmente, revolucionou o mercado de beleza com seus 40 tons de pele. Ela chega aqui com as duas versões da base Pro Filt’r (a original matte e a segunda versão mais hidratante). Priscilla explica que são os diferentes eventos da vida de Rihanna que definem qual produto aplicar. “Se ela vai para um tapete vermelho, por exemplo, e essa maquiagem precisa durar bastante, fico com a fórmula original, uma vez que a pele dela é mais oleosa. Agora, quando vamos clicar um editorial e queremos aquele efeito de pele bem luminosa, vou com a fórmula hidratante que me garante esse resultado”. Além das bases, a linha Pro Filt’r também conta com os corretivos e pó soltos da marca. De quebra, para quem vai acumulando brilho na pele no decorrer do dia como Riri, a linha Inivisimatte é a solução: um pó compacto matificante e um rolinho com papel destacável para absorção de oleosidade.

Ainda na pele, seguimos para os Matchstix, os produtos preferidos de Priscilla. São bastões de pigmento cremoso em diferentes tonalidades e acabamentos que podem ser usados, simplesmente, da maneira que você bem entender. “Uma vez, eu passei um deles na boca da Rihanna e todo mundo veio me perguntar nas DMs: ‘que batom é esse?!’, e não era um batom, era um Matchstix!”, relembrou. Eles funcionam como blush, contorno, iluminador, sombra ou batom. Difícil encontrar algum produto mais flexível que esse no mercado. E mais, eles são todos imantados e ficam coladinhos um no outro quando guardados. Como não amar?

Conte com a linha Sun Stalk’r para bronzers em pó e Cheeks Out para blushes e bronzers em creme. Mas, a grande estrela é a extensa variedade de iluminadores em pó da Fenty Beauty. Tudo começou com aquele superdourado Trophy Wife, um hit logo no lançamento da marca. Depois, vieram os incríveis Diamond Bomb (com um efeito molhado) e a linha Killawatt Foil repleta de cores inusitadas como magenta, menta, lilás, laranja, entre outras.

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Divulgação / Fenty Beauty

Quando se fala de boca, a Fenty chega com várias opções. A linha Pro Kiss’r é especializada em cuidados com os lábios. São esfoliantes delicados e lip balms coloridos para garantir suavidade e hidratação: a base perfeita para começarmos a brincar com as linhas Stunna (batons líquidos), Gloss Bomb (glosses com ativos que também ajudam na saúde da pele dos lábios) e Mattemoiselle (batons em bastão com uma infinidade de cores para a gente escolher!). Aliás, não podemos esquecer da novidade na categoria: o Slip Shine, batom com pouca concentração de pigmento e fórmula bem hidratante para alcançar aquele visual natural sem esforço nenhum.

Nos olhos, vamos de Flyliner para delinear, sombras das minipaletas Snap Shadow, cílios com a máscara Full Frontal e a sobrancelhas preenchidas com Brow Mop (que, sim, vem com 14 cores diferentes, para ninguém nunca mais ficar com os pelos no tom errado). Para fechar, a linha de acessórios como pincéis e esponjas da FB também estão disponíveis na Sephora. Fenty Face, ativar!

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