Negra Rosa lança linha de skincare especializada em peles negras
Conversamos com Rosângela Silva, fundadora da marca, que contou mais detalhes sobre os sete novos produtos.
Com tantos lançamentos de bases em até 50 tons diferentes, às vezes esquecemos que, até poucos anos atrás, produtos para peles negras eram raríssimos no mercado, principalmente no brasileiro. Foi nesse cenário e a partir deste desconforto que, em 2016, Rosângela Silva inaugurou a Negra Rosa, marca desenvolvida especialmente para a população negra.
Os primeiros lançamentos foram batons, bases e itens de haircare específicos para cabelos afro. Aos poucos, o portfólio da marca foi crescendo. “A gente sempre quis expandir, mas como éramos uma empresa independente, tudo precisava ser feito com muita calma”, conta Rosângela. Recentemente, o cenário mudou: a Negra Rosa foi comprada pela Farmax, empresa dona de marcas como Sunless, Hidraderm e BeVeg.
Esse movimento possibilitou a realização de um dos maiores desejos de Rosângela: o lançamento de uma linha de skincare dedicada a atender as necessidades da pele negra. “O mercado de beleza cria tudo a partir do padrão eurocêntrico, que não nos engloba. Nossa pele é vista como super resistente mas, na verdade, é muito sensível e precisa de cuidados especiais. Os produtos foram pensados em desejos que, na maioria das vezes, não recebem atenção”, explica a empresária.
Para o desenvolvimento da linha, a marca organizou grupos de conversa com mulheres negras. “Queríamos entender o que elas sentiam falta no mercado, quais eram suas principais queixas e inseguranças. Toda essa escuta foi o que deu origem aos produtos, também formulados por uma mulher negra”, diz. Esse lançamento também marca o rebranding da Negra Rosa, que ganha nova identidade visual.
Conheça os produtos de skincare para peles negras da Negra Rosa
Ao todo, foram sete produtos lançados. Tudo começou com dois séruns: o Renovador (R$ 50) e o Uniformizador (R$ 50). “O primeiro é pensado para o controle de oleosidade, que é muito comum em peles negras, mas sem tirar sua luminosidade natural que é tão linda. O segundo age apenas nas manchas – tomamos muito cuidado com o efeito clareador, porque não queremos clarear a pele, apenas uniformizá-la”, explica Rosângela.
Outro queridinho da empresária é o Sabonete Esfoliante (R$ 28), criado para fazer uma esfoliação suave diária. “Enquanto a maioria dos produtos da categoria possui esferas rosadas, que não tem identificação com a população negra, optamos por usar sementes de carnaúba, que são marrons. É um detalhe que pode parecer pequeno, mas que faz muita diferença”, opina.
A Água Micelar (R$ 21) foi formulada para remover resíduos sem ressecar, enquanto o Gel Creme Hidratante (R$ 28) promove uma hidratação leve e de rápida absorção. “Neste último, adicionamos o mentol para trazer refrescância durante a aplicação, já que a pele negra costuma ser naturalmente mais quente”, descreve.
A linha conta ainda com dois óleos, o Facial (R$ 50) e o Corporal (R$ 26), ambos formulados com rosa mosqueta, ativo que age, principalmente, no envelhecimento precoce. “Esse com certeza é só o começo! Já estamos com vários outros lançamentos no radar. A ideia é continuar ampliando a linha”, finaliza Rosângela.
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