Um roteiro de confeitarias cariocas para além da Colombo

Com todo o respeito à centenária instituição gastronômica, o Rio de Janeiro tem vários outros cafés que merecem a visita. Confira endereços que apostam em doces e produtos artesanais, com surpresas sazonais todos os dias.


roteiro confeitarias cariocas: pavlova de amora
Pavlova de amora, da confeitaria Absurda. Foto: Divulgação



Quanto mais fresquinho, melhor. Assim estão os menus dos cafés e confeitarias cariocas mais bacanas do momento. Tudo bem selecionado, com fabricação própria ou de produtores locais. A pegada artesanal, usando os ingredientes da estação, torna a experiência mais saudável, leve e prazerosa. De pães aos chouxs, dos bolos às tortas e aos macarrons, dos cafés aos sucos e vinhos, a proposta é usar os produtos cultivados naturalmente nas redondezas de onde serão servidos. 

SO_Lo

roteiro confeitarias cariocas

Café da manhã caseiro e sustentável no So_lo. Foto: Rodrigo Azevedo

Um café em total sintonia com os novos tempos: sustentável, orgânico e local –, daí o nome SO_Lo.  Na nova casa do Nando Kaplan, sócio do Venga!, tudo é fresquinho e feito ali (a padaria fica no andar de cima) ou por pequenos produtores. Delicioso para qualquer hora do dia. No menu, brunch, sanduíches, sopas e pratos especiais. Entre as opções, iogurte de avocado, granola e semente de abóbora caramelizada, sanduíche de rosbife no pão sourdough, com cheddar, mostarda e picles de cebola e waffle com caramelo salgado. Para beber, limonada de coco, vermu de caqui e botânicos amazônicos e vinhos e cervejas artesanais. 

SO_Lo: Rua Garcia d’Ávila, 147, Ipanema.

Le Wilt

roteiro das confeitarias cariocas

Choux de vários sabores são a atração da Le Wilt. Foto: Divulgação

 

Essa pâtisserie francesa e familiar é a primeira loja exclusiva de choux do Rio. Fundadoras da Cacau Noir, Solange e Adriana Wiltgen saíram da sociedade da chocolateria e inauguraram a nova casa, que oferece novos sabores e cores de choux. Solange, a mãe, é uma artesã da confeitaria e seus choux explodem na boca com sabor e leveza. A filha Adriana cuida de toda a parte criativa da loja. Entre as invenções da dupla, destaques para o choux com creme de baunilha, geleia de morango artesanal, suspiro com morangos frescos e hortelã e o de chocolate com menta. Apostando no calendário, nas estações e nas datas especiais, elas inovam o menu diariamente, enchendo os olhos de quem passa por Copacabana, em uma vitrine colorida e atraente. 

Le Wilt: Rua República do Peru, 212, Copacabana. 

Enredo

roteiro das confeitarias cariocas

No Jardim Botânico, o Enredo oferece bolos fofinhos e outras gostosuras. Foto: Divulgação

Em uma das mais charmosas esquinas do Jardim Botânico, está o Enredo, um café com comidinhas deliciosas. Pergunte sobre os bolos do dia ou prove atrações consagradas, como a torta de chocolate branco com damasco e amêndoas, as tarteletes de banana com doce de leite e o bolo insano, um dos favoritos da clientela, de chocolate com recheio de brigadeiro e calda (abundante) de ganache. Além de saborear as delícias ali, você pode levar guloseimas para a casa, como os minipalmiers crocantes ou os biscoitinhos de goiabada com toque de pistache. No andar de cima, a lojinha é ótima para escolher presentes ou lembraças de última hora: reúne objetos e peças de decoração para a casa, como louças, cerâmicas e plaquinhas, selecionadas pela jornalista Gisela Sekeff, sócia do lugar. 

Enredo: Rua Maria Angélica, 171, loja A. 

Absurda Confeitaria 

roteiro das confeitarias cariocas

O pudim ter versão no potinho da Absurda Foto: Divulgação

Localizada na Rua Pacheco Leão, com o respiro verde do Horto, a confeitaria Absurda é a mais comentada do momento. No comando, o talentoso chef Henrique Rossanelli, que trabalhou no Oro, do chef Felipe Bronze (apresentador do Que seja doce, na GNT). O fator surpresa do dia contribui muito para o sucesso da casa: o éclair, a torta e a musse sempre ganham sabores novos. A parte fixa do cardápio é o pudim, o quindim e o carrot cake, preparado com cenoura ralada, nozes, canela em pó, raspas de laranja e limão e recheio de cream cheese. Os doces são feitos com ovos caipiras da Serra Fluminense e frutas da estação. Os pães, iogurtes, presunto e mascarpone são preparados na casa. Tem como não ser Absurda?  

Absurda: Rua Pacheco Leão, 792.

Da Thábata

roteiro das confeitarias cariocas

Queimadinha por fora, cremosa por dentro: a tarta basca é um sucesso. Foto: Lipe Borges

Thábata Tubino está sempre inovando nos sabores de sua tarta basca, uma das mais cobiçadas do Rio. A mais nova sensação é a torta de chocolate com menta, inspirada no famoso chocolatinho inglês After Eight, que marcou a infância da tarteira. A Da Thábata nasceu após uma viagem de sua fundadora para a Espanha. Ela se apaixonou pela receita da tarta basca e começou a fabricar o doce em sua casa. Uma das pioneiras na produção no Rio,  ela segue a apresentação “de aspecto queimado e massa aveludada” (conhecida no mundo como Burnt Basque Cheesecake) e mantém uma produção 100% artesanal. E não para de criar sabores: tem de pistache, coco, mel, doce de leite e até uma  versão salgada, de gorgonzola e parmesão com cobertura de tomate confit orgânico. Este ano, numa parceria com a Vero Gelateria, a versão clássica virou um gelado, com pedacinhos da tarta. 

Da Thábata: Rua Marquês de São Vicente, 52, Shopping da Gávea, 3º piso.

Leia também:
Como fazer tarta basca

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes