Zara e Steven Meisel lançam collab inspirada no estilo e trabalho do fotógrafo

Coleção cápsula assinada por Zara e Steven Meisel ganha lançamento nesta sexta-feira (08.09), em Nova York, e chega ao Brasil e demais lojas do mundo no dia 18 de setembro.


Foto de Linda Evangelista na campanha da collab entre Zara e Steven Meisel.
Linda Evangelista com look da collab entre Zara e Steven Meisel. Foto: Steven Meisel/Zara



Tem parceria nova chegando aí. Estamos falando da collab entre Zara e Steven Meisel. Sim, um dos fotógrafos mais aclamados da atualidade se juntou à rede de fast fashion espanhola para criar uma coleção inspirada no seu repertório imagético e, principalmente, no seu próprio guarda-roupa. 

Pense em calças, camisas e coletes de couro, moletons com capuzes, parkas, gorros felpudos e botas de cano alto. Tudo preto, bem fiel à cor uniforme do estadunidense, que se consagrou durante os anos 1990 com uma boa ajudinha das supermodelos – em especial Linda Evangelista – e assina algumas das fotografias mais emblemáticas da história recente da moda.

Foto de Kaia Gerber campanha da collab entre Zara e Steven Meisel.

Kaia Gerber. Foto: Steven Meisel/Zara

Foto de Irina Shayk na campanha da collab entre Zara e Steven Meisel.

Irina Shayk Foto: Steven Meisel/Zara

É de algumas delas, aliás, que saem algumas peças da coleção cápsula feita a quatro mãos por Zara e Steven Meisel. Exemplos? Tem uma camisa xadrez inspirada num dos editoriais mais famosos do fotógrafo. Era início dos anos 1990, e o movimento grunge começava a furar a bolha de Seatle, cidade dos EUA onde nasceu. Aquelas imagens históricas com Naomi Campbell e Kristen McMenamy também inspiraram a jaqueta de couro oversized decorada com um tipo de segunda pele de lantejoulas.

Outra década influente no trabalho de Meisel é a de 1960. Dela vêm o casaco de pelúcia e as peças de couro à la estrela do rock. E tem ainda as estampas de aranha que o fotógrafo tanto gostava e que marcaram os anos em que atuou como ilustrador de moda.

Foto de Amber Valetta na campanha da collab entre Zara e Steven Meisel.

Amber Valletta. Foto: Steven Meisel/Zara

Foto de Alton Mason na campanha da collab entre Zara e Steven Meisel.

Alton Mason. Foto: Steven Meisel/Zara

LEIA TAMBÉM: POR QUE O ANO DE 1997 FOI IMPORTANTE PARA A MODA?

A relação entre a Zara e Steven Meisel não é exatamente nova. Ela começou em 2017 quando a Inditex, empresa responsável pela fast fashion e outras marcas, convidou o fotógrafo para clicar suas campanhas e, com isso, elevar a percepção de moda da etiqueta. De lá para cá, foram muitas as imagens produzidas nesse casamento. Teve até uma exposição retrospectiva do estadunidense em 2022 na cidade espanhola de A Coruña, onde fica a sede do grupo e onde foi aberta a primeira loja da Zara, em 1975.

Para o lançamento, que acontece hoje (08.09), com a abertura de uma pop-up, em Nova York, Meisel fez 26 retratos de pessoas ligadas à sua história e carreira. São personalidades como Amber Valletta, Liya Kebede, Irina Shayk, Gigi Hadid, Kaia Gerber, Penelope Tree, Eva Herzigova, Alton Mason, Ash Stymest, Scott Barnhill e, claro, Linda Evangelista.

Depois do dia 15 de setembro, a loja temporária migra para Londres, onde fica aberta até 17.09. Após essa data, todas as lojas e e-commerces da Zara já terão peças da coleção cápsula Steven Meisel New York disponíveis para vendas.

LEIA TAMBÉM: A volta de modelos icônicas dos anos 1990 às passarelas sugere o apreço da moda pela beleza de mulheres mais velhas.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes