Semana de moda de Londres: Stefan Cooke verão 2024
Marca de Stefan Cooke e Jake Burt revira clássicos masculinos e apresenta collab com a Mulberry na semana de moda de Londres.
Stefan Cooke é uma marca inglesa, que vem chamando cada vez mais atenção na semana de moda Londres, desde a formatura dos responsáveis pela label na Saint Martins, em 2017. São eles: o próprio Stefan Cooke e seu parceiro de vida e negócios Jake Burt.
Ao longo desses 6 anos, eles desenvolveram rapidamente uma assinatura em que brincam com itens clássicos britânicos, principalmente os do vestuário tradicional masculino, sobre os quais criam variações muito contemporâneas.
Um bom exemplo disso é o padrão argyle, xadrez dos suéteres que desce em desenho diagonal, e que, nas mãos da dupla, viram recortes na malharia. Outra característica da marca é a relação entre a infância e a fase adulta, com imagens e proporções de brinquedo, de uniformes escolares ou de roupas de esporte, como o rugby e o futebol.
Dessa forma, Stefan e Jake quebram o aspecto enrijecido da roupa historicamente criada para os homens e adicionam a isso uma camada fantástica, divertida, surpreendente. Afinal, como explicar essas peças de aparência inflada, na coleção de verão 2024 da marca?
Stefan Cooke, verão 2024. Divulgação
Stefan Cooke, verão 2024. Divulgação
Aliás, essa é uma de suas coleções mais maduras. E mais completa também. Há três temporadas a dupla decidiu incluir mulheres na passarela, mas logo depois voltou a focar no projeto masculino. O processo de olhar para as possibilidades da modelagem feminina, no entanto, trouxe o equilíbrio que faltava para esse look que desliza sobre as barreiras restritas de gênero.
Intitulado Away, o verão 2024 da Stefan Cooke tem algumas referências náuticas, o que explica a escolha das cores branca, azul e vermelha, além dos acessórios com nós e tassels. A imagem está presente também nos bonés e nas mantas em formato de parka.
Especialistas no uso do tricô, a dupla usa esse material em minivestidos com tonalidades que parecem sair de bandeiras ou brasões de time. E a modelagem geral ainda conta com saias longas sozinhas, com o torso inteiro à mostra, e jaquetas com bermudas até a altura do joelho.
Stefan Cooke, verão 2024. Divulgação
Mas são principalmente as calças retas com algum top superelaborado que saltam aos olhos. O designers já havia brincado com faixas que lembram bondage, mas, agora, acrescenta à técnica tecidos leves, que criam formas fluidas, plissados e pregas bonitas de ver.
Millennials que são, a dupla já afirmou amar aquela silhueta supermagra com cara de Hedi Slimane. E isso é preciso comentar. Tudo parece valorizar apenas o corpo mais longilíneo.
Mas enquanto a dupla se arranja entre erros e acertos, uma colaboração mostra que eles são mesmo uma das grandes apostas da moda britânica hoje em dia. Ambos foram convidados pela Mulberry a apresentar 27 bolsas com tecidos reaproveitados. Algumas delas, aliás, apresentam os tais cortes argyle que viraram uma marca visual dos dois. Bolsas que já nasceram objeto de desejo disputadíssimo.
Leia mais: Harris Reed expressa versão exuberante de extrema feminilidade na semana de moda de Londres.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes