Lavar os cabelos todos os dias faz mal? Tricologistas respondem!
Falamos com tricologistas para entender se lavar os cabelos todos os dias faz mal ou não. Entenda!
Quem não deseja ostentar madeixas brilhantes, macias e saudáveis? Para muitas pessoas, lavar os cabelos todos os dias é um hábito de higiene pessoal, mas será que essa prática é realmente benéfica ou prejudicial para a saúde capilar? Aqui, mergulhamos fundo nessa questão para descobrir a verdade sobre o impacto da lavagem diária dos cabelos.
Devemos lavar os cabelos todos os dias?
Os cabelos são uma parte essencial da nossa identidade e autoestima. Cada pessoa possui uma textura única e necessidades específicas de cuidado capilar. Mas quando se trata da frequência de lavagem, será que menos é mais, ou é possível lavar os cabelos todos os dias sem causar danos? Para responder a essa pergunta, conversamos com médicos e tricologistas – especialistas em cabelos. A resposta, de acordo com eles, é que não existe uma regra única que se aplique a todos. A frequência ideal de lavagem depende do tipo de cabelo e das necessidades individuais.
Leia mais: É obrigatório lavar o rosto pela manhã?
Cabelos oleosos X Cabelos secos
“Cabelos oleosos têm uma tendência natural a acumular mais óleo no couro cabeludo, o que pode levar as pessoas a optarem pela lavagem diária. Para esse tipo de cabelo, lavar todos os dias pode ajudar a controlar o excesso de oleosidade e a manter os fios com uma aparência mais limpa e fresca”, explica Baltazar Sanabria, professor assistente no Ambulatório de Tricologia Residência Dermatologia da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e de Restauração Capilar.
Foto: Getty Images
Leia mais: Máscaras capilares: um guia completo para escolher a sua
No entanto, segundo ele, para quem possui cabelos secos, a lavagem diária pode ser contraproducente. Os cabelos secos já carecem de hidratação natural e lavá-los com frequência pode retirar os óleos essenciais que mantêm os fios saudáveis, resultando em cabelos ainda mais ressecados e quebradiços.
Dicas dos especialistas
Cuidado com o cloreto de sódio
“Em relação aos xampus, devem ser usados, preferencialmente, que não tenham cloreto de sódio – o sal de cozinha. E, além disso, evitar xampus com corantes que não sejam naturais. Por fim, o pH do xampu precisa estar entre 5 e 5,5. O pH do couro cabeludo é ácido e essa numeração condiz com a condição deste ambiente”, explica Luciano Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia (SBTri)
Não esqueça da hidratação
Luciano também reforça a importância da hidratação: para repor aquilo que a lavagem pode vir a retirar. “No caso de cabelos cacheados e crespos, a hidratação deve ser feita semanalmente. Já para os lisos, a média é de 10 a 12 dias”, indica. Claro, tudo a depender do nível de oleosidade do couro capilar de cada um.
Não passe intervalos longos sem lavar o cabelo
“Um intervalo muito longo entre uma lavagem e outra pode acarretar em um acúmulo de oleosidade na raiz do cabelo que, por sua vez, pode gerar quadros de dermatite seborreica” – é o que fiz um comunicado oficial emitido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Evite lavar mais do que uma vez por dia
“Uma coisa muito interessante que um trabalho realizado pelo departamento de Engenharia de Materiais da Universidade de São Paulo mostrou é que não se deve lavar os cabelos duas vezes ao dia, com raríssimas excessões. O excesso de fricção nos fios pode acarretar em rompimento, perda da elasticidade, perda do brilho e, às vezes, até quebra do fio”, arremata Luciano.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes