Paris Fashion Week: Miu Miu verão 2024
Miuccia Prada leva a Miu Miu para uma temporada chuvosa de praia, em seu desfile de verão 2024, durante a Paris Fashion Week.
Temporada de verão e várias marcas decidiram criar em cima da ideia de viagem. E a Miu Miu não ficou de fora dessa com a sua coleção de verão 2024, apresentada durante a Paris Fashion Week e que encerrou o calendário de moda internacional nesta terça-feira, 03.09.
Mas, claro, que uma viagem organizada pelas mãos de Miuccia Prada não é exatamente como o esperado. Existem várias maneiras de se interpretar um desfile. Pode ser pela trilha sonora, cenário, beleza e pela roupa. Mas dessa vez a atenção vai para o styling.
Miu Miu, verão 2024. Divulgação
O styling é como se organiza um visual, como se escolhe de que jeito cada peça vai ser usada e, nesta apresentação da Miu Miu, ele é o grande destaque. A modelo surge com os cabelos molhados, meio embolados da praia e presos num rabo de cavalo. Ela usa óculos grandões e sandálias baixas e abertas nos pés. Se você olhar para os dedos, vê curativos coloridos. Se você prestar atenção na bolsa, ela está aberta e com várias tralhas pulando pra fora.
A roupa é igualmente caótica ou milimetricamente desorganizada. Elementos inusitados se sobrepõem, como uma camisa embaixo de uma uma polo que por sua vez está dentro de um blazer colegial.
Da mesma maneira confusa, a gente também parece transportado para a praia, mas o clima é de chuva – afinal, onde mais se usaria um beachwear e por que ele estaria junto com uma peça de frio?
Todos os detalhes reunidos fazem a história ficar mais viva. Eles parecem mais desenvolver uma personagem, um tipo de garota ou de garoto, do que se preocupar necessariamente em estabelecer uma tendência muito clara.
Miu Miu, verão 2024. Divulgação
Você pode pensar em uma estudante australiana que foi para a praia e depois correu para a biblioteca da faculdade. Dá para imaginar alguém bem descolado que trabalha em um instituto de vida marinha. A imaginação voa e é uma baita habilidade de Miuccia esse tipo de construção de narrativa.
Mas isso também é possível porque essa temporada esteve focada na construção de peças que funcionam bem sozinhas. É possível, sim, reproduzir um look total desfilado pela Miu Miu, mas a ideia é que seja possível montar um visual como se quer. Da imagem da passarela, fica a parte mais aspiracional. No caso, alguém definitivamente cool e que tem uma ligação bem própria com o mar.
Os estilos dessa pessoa podem parecer contrastantes, mas, na real, são um pouco de necessidade misturada com casualidade e com criatividade, em uma equação que resulta em muito estilo. E existe coisa mais interessante na moda do que desenhar uma assinatura de estilo?
No caso das objetivonas, dá para focar também nos elementos em si. Eles são ótimos, para além das viagens, como a minissaia agora ainda mais curta, armada e pra cima. A calcinha, por sua vez, que virou sunga. O seu armário pode se preparar para receber de bermudas de neoprene a vestidos bordados com jeito de anos 1920.
E dada a capacidade de Miuccia Prada em direcionar a gente pro zeitgeist que está por vir, pode apostar que a temporada vai dar praia, ou vai dar chuva, ou vai dar as duas coisas juntas.
Leia também: O desfile de verão 2024 da Chanel durante a Paris Fashion Week.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes