SPFW N56: Artemisi
Puxando memórias para falar de futuro, a Artemisi, marca de May Jubini, estreia na SPFW N56 com interpretações inovadoras sobre o passado.
Futurismo é assunto sério para a Artemisi. Fundada em 2019 por Mayari Jubini, a marca apresentou uma coleção que rechaça a imagem clichê (e ironicamente retrô) geralmente associada à estética. As roupas que a estilista capixaba apresentou no primeiro dia da SPFW N56 (08.11) são feitas com impressão 3D, manipulação de tecidos e decoradas com LEDs e pinturas tão realistas que até parecem fotografias.
Artemisi. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite
Tudo isso para falar da representação e relação entre tempo e memória. Aliás, memórias que fizeram Mayari ser quem ela é. Vem daí as imagens que referenciam desde filmes de terror antigos, como Psicose e Edward Mãos de Tesoura, até o novíssimo slasher cult Pearl, estrelado por Mia Goth.
Artemisi. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite
Já do ponto de vista histórico, imagens de pinturas são estampadas em looks colados ao corpo e em capas com até 5 metros de comprimento, enquanto esculturas clássicas, no estilo greco-romano, servem de base para os bustiês estruturados, porém levíssimos.
Artemisi. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite
Leia mais:
Conheça as 5 marcas estreantes da SPFW N56
A estreia da Artemisi na SPFW N56 aconteceu quase um ano após o convite oficial do evento. A proposta inicial era para que o debut acontecesse na edição 55, em maio. No entanto, Mayari preferiu guardar sua estreia para quando tivesse técnicas ainda mais aprimoradas no seu portfólio.
Artemisi. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite
Os tops rígidos impressos em 3D, por exemplo, estão longe de ser aqueles protótipos com acabamentos grosseiros. Os tules transparentes fundidos a spikes (também impressos em 3D) criam macacões e microssaias que parecem saídas de uma rave do futuro.
Artemisi. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite
A imagem fala bastante sobre códigos que Mayari aplica à sua etiqueta – e que, para ela, eram importantes de serem apresentados neste primeiro desfile.
Artemisi. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite
A jaqueta cropped feita de cintos lembra um dos looks criados pela estilista para a cantora Demi Lovato e o macacão-meia-calça já virou hit nas festas de música eletrônica da noite paulistana. Uma chegada extremamente bem calculada e de impacto para mostrar a que veio. Agora, é esperar para ver quais outras técnicas serão exploradas daqui pra frente.
A designer Mayari Jubini (à dir.). Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes