SPFW N56: Foz
Após apresentar um fashion film na edição passada, a Foz, marca de Antônio Castro, chega ao presencial na SPFW N56.
Foz. @agfotosite
Para o seu primeiro desfile na SPFW N56, a São Paulo Fashion Week, a Foz enviou aos seus convidados uma rapadura e um bolo de rolo ou cachaça artesanal, acompanhados por um bilhete dourado em referência ao icônico personagem Willy Wonka. “Eu pensei: ‘Se A Fantástica Fábrica de Chocolates fosse no Brasil, como ela seria?”, conta Antônio Castro, fundador e diretor criativo da marca alagoana.
Foz. @agfotosite
“Abrasileirar” as coisas é um objetivo central para ele. “Existe muita riqueza na cultura popular. Ela é mais profunda por não ser erudita e eurocentrada”, comenta Antônio. Foi com esse viés que, nesta SPFW N56, o estilista chegou até a história da cachaça, usando-a como símbolo para explorar o Brasil.
Foz. @agfotosite
A narrativa é contada através de um engenho imaginado por ele, o Alambique Fantasia, como o batizou. Daí nasceram as estampas que retratam os bares, as rendas, que remetem à cestaria dos litrões de cachaça, e as miçangas em referência à decoração das casas do interior de Alagoas.
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O artesanato é o grande protagonista da coleção, da renda de filé e cerâmica até os patchworks e os entalhes em madeira. Porém, tecidos como o linho, um carro-chefe da etiqueta, ainda têm o seu lugar de destaque.
Foz. @agfotosite
A cartela de cores passeia por tons suaves até estourar nos vermelhos e verdes. A imagem final mescla brasilidade e fantasia, e se torna grande ao ser apreciada de perto, em detalhes.
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