SPFW N56: Ronaldo Silvestre

O estilista mineiro Ronaldo Silvestre destaca as cores da bandeira do Brasil e celebra Carmen Miranda na SPFW N56.


Ronaldo SilvestreSPFW N56 4
Ronaldo Silvestre, na SPFW N56. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite



Ronaldo Silvestre é filho de uma costureira. Ainda na infância, viu a sua mãe desmanchando uniformes usados para fazer roupas para ele e seus irmãos, e se acostumou a ir direto para a sala de costura da matriarca assim que voltava da escola.

Ronaldo SilvestreSPFW N56Foto Ze Takahashi @agfotosite

Ronaldo Silvestre. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite

O caminho natural foi cultivar a paixão pela prática e, sobretudo, enxergá-la como uma forma de transformação social. Tudo isso transparece na coleção da sua marca apresentada nesta sexta-feira (10.11), na SPFW N56

Ronaldo SilvestreSPFW N56Foto Ze Takahashi @agfotosite 1

Ronaldo Silvestre. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite

Feitas por 60 mulheres que estão aprendendo corte e costura na ONG fundada por Ronaldo, as peças do desfile falam sobre o Brasil. Por isso, a cartela de cores dominada pelo verde e amarelo da bandeira, a extravagância nos bordados e formas, e a preferência por técnicas manuais ancestrais, como o macramê.

Ronaldo SilvestreSPFW N56 1

Ronaldo Silvestre. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite

Embora boa parte da coleção seja de comprimentos longos, há soluções para que o corpo todo não seja coberto, como pede uma legítima roupa brasileira. Ao caminhar, as mulheres e rapazes do mineiro têm as suas pernas expostas em fendas generosas, os bustos revelados em tramas espaçadas e os colos deixados à mostra por alças que caem sutilmente de seus braços.

Ronaldo SilvestreSPFW N56

Ronaldo Silvestre. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite

Os designs mais volumosos e as sandálias plataformas fazem referência à Carmen Miranda – que era portuguesa, mas teve sua imagem fortemente associada ao nosso país. “Ela mostrou para o mundo o Brasil que foi contemplado pela história”, comenta o estilista mineiro.

Ronaldo SilvestreSPFW N56 2

Ronaldo Silvestre. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite

É importante destacar que, no processo, Ronaldo não escolheu as matérias-primas que seriam utilizadas. Boa parte delas foram doações reutilizadas. Ao todo, foram mais de mil horas de trabalho artesanal. “A máquina de costura foi a ferramenta que minha mãe teve para me sustentar. E é hoje a ferramenta que eu tenho para que outras mulheres sustentem as suas famílias.” 

Ronaldo SilvestreSPFW N56Foto Marcelo Soubhia @agfotosite 1

Ronaldo Silvestre. Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite

Ronaldo SilvestreSPFW N56Foto Ze Takahashi @agfotosite 2

Ronaldo Silvestre. Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite

Leia também:
SPFW N56: Apartamento 03

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes