Casa de Criadores 53: Visén + Kabila Aruanda e Volat
Destaques do segundo dia da Casa de Criadores, o duo Kabila Aruanda + Visén e a marca Volat traduzem ancestralidade em roupas contemporâneas.
O segundo dia da Casa de Criadores 53 começou com duas novas marcas com música ao vivo. Com um quinteto de cordas, Kabila Aruanda, que há 32 anos trabalha com moda, e Visén, designer que mantém uma conexão com a rua por meio do pixo, apresentaram uma coleção conjunta, em parceria.
Ambos se conheceram no Instituto Casa de Criadores, plataforma criada em novembro de 2021, cujo objetivo é descentralizar e democratizar o ensino de moda. Com shapes agigantados, vestidos-camisa cruzaram a passarela com pinturas à mão sobre a padronagem xadrez. São desenhos que misturam a realidade dos criativos – os Pontos Riscados do Candomblé, a religião dela, e os símbolos de pichação, a arte dele. Destaque também para as ombreiras e acessórios, tanto os de espuma quanto os de metal.
Visén + Kabila Aruanda. Foto: Agência Fotosite
A Volat, por sua vez, marca tocada por Letícia Côrtes, Cássio Nunes, Scarleth Moraes e Lucas Salvaro, existe desde 2020 e desfilou a sua quinta coleção, chamada Yorubanidade, ao som dos atabaques. Nela, a cultura do povo Yoruba, originário de regiões que hoje fazem parte da Nigéria, Benim e Togo, é projetada em roupas contemporâneas de fibra natural (por isso, a paleta majoritariamente clara) e shapes que mesclam alfaiataria com streetwear.
Volat. Foto: Agência Fotosite
Volat. Foto: Agência Fotosite
Em comum entre as performances, estão a celebração de ancestralidades em perspectivas atuais, garantindo boas imagens de moda, e estilistas para os quais os olhos devem se manter atentos.
Leia também: Como foi a coleção de estreia de Alexandre Herchcovitch na Casa de Criadores 53.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes