Cozinha retrô: 7 dicas de decoração para uma viagem no tempo
Com um toque vintage ali, uma pincelada kitsch aqui, cores e bom humor podem deixar a sua cozinha retrô mais charmosa e divertida.
A nostalgia segue como uma das grandes forças da decoração contemporânea, e poucos ambientes traduzem isso tão bem quanto uma cozinha retrô. Com referências que vão dos anos 1950 aos 1970, esse estilo revisita cores suaves, padrões marcantes e materiais cheios de história, sempre reinterpretados sob uma ótica atual.
Mais do que uma estética, apostar em uma cozinha retrô é também uma forma de criar espaços afetivos, que evocam lembranças de encontros ao redor da mesa.
A seguir, reunimos sete dicas de decoração que mostram como levar esse clima de viagem no tempo para o coração da casa.
Bandejas vintage

Foto: Instagram/@littleredhousevintage
Bandejas antigas de metal colorido, com desenhos de flores e outras meiguices, são úteis não só para servir o café das visitas, mas também podem compor um barzinho, organizar os temperos ou até virar um quadro na cozinha.
LEIA MAIS: Cozinha integrada: como aproveitar o espaço e conquistar unidade visual com a sala
-
Elementos originais como ponto de partida

Foto: Divulgação
Nada traduz melhor o espírito da cozinha retrô do que materiais que carregam história. Neste ambiente assinado pela arquiteta Fernanda Rubatino, os tijolinhos centenários – originais da casa – , foram preservados e mantidos aparentes após a reforma. Além disso, a marcenaria azul com seus puxadores metálicos, o piso estampado e as decorações, como galinhas, pinguins e quadrinhos de cerâmica, remetem à outra época.
Azulejos estampados

Foto: Instagram/@vinthages
Nada melhor para viajar no tempo do que azulejos que lembram a casa dos nossos avós. Na versão atualizada, você nem precisa revestir a cozinha toda, mas uma parede ou um cantinho.
Cores suaves

Foto: Lucas Lamy
Tons pastel são praticamente um convite para o universo retrô – e o verde-menta é um clássico absoluto. Neste projeto assinado pela arquiteta Sabrina Salles, a cor aparece como protagonista na marcenaria, nas cadeiras listradas e na ilha central. A proposta faz uma releitura contemporânea da cozinha de casa de avó, com base clássica e detalhes cheios de charme.
LEIA MAIS: 7 DICAS PARA GANHAR ESPAÇO E ORGANIZAR UMA COZINHA PEQUENA
Jantar com os Jetsons na cozinha retrô

Foto: Instagram/@midcenturyman
Clássico do design, a cadeira Tulipa, do designer e arquiteto finlandês Eero Saarinen, é perfeita para dar um ar retrô-futurista à decoração na copa (aliás, tem coisa mais retrô que cozinha com copa?)
-
Toques clássicos

Foto: Guilherme Pucci
Nem sempre a cozinha retrô precisa seguir um único caminho estético. Projetado pelo escritório BMA Studio, o layout em L ganha marcenaria azul e combina referências retrô e provençal. Destacam-se ainda os puxadores pretos, que contrastam com o azul clarinho dos armários – um sonho vintage!
-
Revestimentos retrô

Foto: Instagram/@dobraarq
Quando o assunto é cozinha retrô, poucos elementos são tão memoráveis quanto os ladrilhos hidráulicos. Este projeto, assinado pelo escritório Dobra Arquitetura, conta com azulejos antigos em tom creme. A eles se somam ladrilhos hidráulicos estampados, marcenaria clara e detalhes em madeira, que atualizam o ambiente de forma sutil.
Leia também: COZINHA COLORIDA: 7 PROJETOS COM CORES QUE FOGEM DO ÓBVIO
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes






