Paris Fashion Week: Miu Miu inverno 2024
Os comprimentos crescem, mas a pele continua à mostra. Nesta temporada, Miuccia Prada fala do guarda-roupa da mulher em vários momentos da sua vida na Miu Miu.
Miuccia Prada capta o zeitgeist como ninguém – e seu comentário sobre o que está rolando no mundo é sempre diferente do esperado. Em tempos extremamente focados na inteligência artificial e na tecnologia, para o inverno 2024 da Miu Miu, ela decide falar de memória e de emoções humanas ao criar um guarda-roupa para todas as idades (daí as modelos mais velhas, uma deliciosa surpresa!). Mas repare: a estilista italiana não está falando de várias mulheres diferentes. Ela está falando de uma só, em vários momentos de sua vida.
Miu Miu, inverno 2024. Foto: Getty Images
Miu Miu, inverno 2024. Foto: Getty Images
O convite para o desfile já dava o tom: um pen drive onde lia-se “memory inside”. Segundo Miuccia, o inverno 2024 da Miu Miu é sobre “um vocabulário de moda, da infância à idade adulta”. A estilista também diz que buscou inspiração “na extensão e no alcance da vida das pessoas, na mudança de suas roupas como desenvolvimento de caráter”. Traduzindo: roupas para todas as fases da vida, criadas a partir de memórias.
Leia mais: Paris Fashion Week: Stella McCartney inverno 2024
A Miu Miu colaborou com a artista belga-americana Cécile B. Evans. Usando instalações, esculturas e performances criadas por ela, Miuccia fala sobre as emoções humanas em tempos de inteligência artificial. Antes do desfile começar, a atriz francesa Guslagie Malanda aparece em um vídeo elaborado por Evans, no papel de uma das últimas tradutoras da humanidade. “Essa ideia da sobrevivência da memória é bastante importante. Quando a tradutora recebe a memória de outra mulher, sua própria memória escapa e começa a correr em torno do espaço do show”, conta a artista.
Miu Miu, inverno 2024. Foto: Getty Images
Miu Miu, inverno 2024. Foto: Getty Images
Vale dizer que a Miu Miu sempre colocou modelos bem novinhas na passarela. No inverno 2024, no entanto, isso começa a mudar: a atriz Kristin Scott Thomas (que atuou em “O Paciente Inglês” e “Quatro Casamentos e um Funeral”) e a médica chinesa Qin Huilan, duas mulheres mais velhas, fizeram parte do casting. Dara Allen, modelo trans e stylist de Hunter Schafer, a cantora Ethel Cain e a atriz Jasmin Savoy (de “Yellowjackets”) também deram seus pivôs.
A mulher da marca, conhecida como a “irmã jovem da Prada”, cresceu e hoje veste saias compridas e silhuetas mais comportadas. Depois de redefinir o comprimento de saias com modelos tão curtos que eram confundidos com cintos, Miuccia está novamente obcecada por saias mais longas, na altura dos joelhos, ora mais secas, ora armadas. Em tons vibrantes, algumas peças ainda ganham estampas de flores em cores inusitadas que são a cara da estilista italiana.
Miu Miu, inverno 2024. Foto: Getty Images
Miu Miu, inverno 2024. Foto: Getty Images
Além das saias, as calças jeans skinny e de cintura baixíssima retornam à passarela da Miu Miu depois de um bom tempo. A combinação de jaqueta curtíssima, camiseta alongada e legging, um hit dos anos 2010, também aparece neste inverno 2024, assim como os coturnos desgastados pretos e marrons.
Leia mais: Paris Fashion Week: Balenciaga inverno 2024
Nas entradas finais do desfile, os tubinhos na altura do joelho ganham recortes sensuais no busto, no ossinho do quadril e no cofrinho. A mulher criada para o inverno 2024 pode até ter se rendido a roupas mais comportadas para o dia a dia, mas ela ainda gosta de um pouco de ousadia na noite.
Ao lembrar das diversas fases da vida dessa personagem imaginária criada para falar de passado, presente e futuro, Miuccia Prada traz à tona algo que inteligência artificial nenhuma pode simular: as diversas fases da vida humana, com suas subjetividades, gostos específicos, modismos da época e costumes da idade.
Miu Miu, inverno 2024. Foto: Getty Images
Miu Miu, inverno 2024. Foto: Getty Images
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes