Novo podcast da ELLE mergulha na vida de Clodovil Hernandes
Episódios abordam da infância aos últimos dias de vida em Brasília e destacam o trabalho de Clodovil na moda.
Apresentador, político, estilista e, sobretudo, polêmico. Em quase 50 anos de carreira, Clodovil Hernandes (1937-2009) acumulou admiradores e desafetos graças às suas tiradas ácidas e declarações controversas, que, não raramente, resvalavam em preconceito e homofobia – discriminações que, por sinal, ele também sofreu ao longo da vida. Passados 15 anos de sua morte, a serem completados no domingo (17.03), uma das figuras mais populares do Brasil continua rendendo assunto e infindáveis memes nas redes sociais.
Tanto barulho nas atitudes teve seu preço, e Clodovil acabou abafando aquilo que o fez famoso originalmente: o trabalho dele na moda. É essa lacuna, principalmente, que o recém-lançado podcast da ELLE Brasil vem preencher.
Dividido em seis episódios, Clodovil do avesso vai acompanhar a trajetória do estilista desde a infância no interior paulista até os últimos dias em Brasília, onde ele exercia o mandato de deputado federal, após ser eleito com quase 500 mil votos.
O início de carreira como figurinista para ateliês de luxo dos anos 1960, as brigas com Dener Pamplona de Abreu (verdadeiras ou marqueteiras?), a tentativa de migrar da alta-costura para o prêt-à-porter, o sucesso como apresentador de TV (e as demissões por desentendimentos variados) e a guinada aos 69 anos, com uma cadeira no Congresso Nacional, vão ser esmiuçadas no podcast.
Com depoimentos de amigos de longa data, como a designer de bijoux Rose Benedetti, e outros mais recentes, como o DJ e performer Johnny Luxo, Clodovil do avesso também tenta revelar mais sobre o homem por trás da figura pública.
Uma das primeiras personalidades do país a se declarar abertamente homossexual – e enfrentar consequências por isso –, Clodovil se denominava um conservador e frequentemente tinha embates com o movimento gay. Ofendido diversas vezes por causa de sua cor no ringue da moda, deu declarações consideradas racistas e antissemitas.
Inteligente, péssimo, talentoso, generoso, mau, culto e difícil são alguns dos adjetivos usados para definir Clodovil ouvidos no decorrer da apuração. Em cerca de oito meses de pesquisa e reportagem, foram entrevistados nomes da moda, como João Braga, Alexandre Herchcovitch e Lilian Pacce, colegas de TV, como Leão Lobo e a atriz Vida Vlatt (a Ofrásia, do programa A Casa é Sua), além dos contemporâneos Ronaldo Ésper e José Gayegos, entre vários outros.
Leia também:
Clodovil do avesso: o menino que desenhava
No primeiro episódio, que entrou no ar nesta sexta-feira (15.03), o podcast mergulha nos primeiros anos de Clodovil, na cidade de Floreal (SP), conversa com amigos de infância, traz revelações sobre a adoção do estilista ainda bebê e outros fatos que marcaram a sua vida.Clodovil do avesso é um podcast jornalístico produzido pela ELLE Brasil, narrado pela redatora-chefe Patricia Oyama e pelo editor de moda Gabriel Monteiro, que também assinam o roteiro e a reportagem. Os episódios são lançados sempre às sextas-feiras e podem ser ouvidos no Spotify e no site da ELLE (acesse a home page e clique no play na chamada do podcast).
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes