Segredo do sucesso: um olho no e-commerce, outro na cliente

Dominique Oliver, fundador da Amaro, precisa tomar decisões todos os dias. Uma delas foi dizer sim ao nosso convite: assumir o posto de professor em uma das três masterclasses do Santander + ELLE Consulting. Neste esquenta do curso, o empresário aponta os highlights das aulas e conta mais da sua experiência com o empreendedorismo.


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CONTEÚDO APRESENTADO POR SANTANDER

Estratégias centradas no consumidor e expansão de negócios é o título do curso a que você, empreendedor novato ou aspirante, vai assistir na segunda edição do projeto Santander + ELLE Consulting. Nesta masterclass, seu professor será ninguém menos do que Dominique Oliver, o suíço que trabalhava no mercado financeiro em Nova York quando enxergou no Brasil o lugar ideal para empreender ao fundar a Amaro.

Em 2012, Oliver abriu o e-commerce a que inovou ao vender roupas exclusivamente on-line – nada trivial na época. Ao mesmo tempo em que esperava as clientes se acostumarem com a ideia, ajudava a moldar esse mercado, que hoje está consolidado e se manteve firme durante a pandemia.

Graças ao seu talento para inovação e visão para negócios, realizou uma transformação na empresa em plena quarentena: a fashiontech apostou nos departamentos de beleza, casa e bem-estar, ampliando o catálogo com mais de 100 marcas parceiras.

A marca tem 1 milhão de seguidores no Instagram, e o CEO não se cansa de repetir que o segredo do sucesso da marca é ficar atento e responder rapidamente às demandas dos clientes usando dados da experiência de compra. Se tem alguém que pode ensinar algo importante sobre o mercado digital de moda no Brasil, é ele. Confira a seguir nosso esquenta para o curso!

O que vamos encontrar na sua masterclass?

A importância de criar um modelo de negócio que coloca o cliente no centro e utiliza feedback e dados para tomar decisões de qualidade e velocidade. É assim que se constrói uma comunidade forte e engajada.

Dizem que o professor aprende quando ensina. Como foi a sua experiência nesse sentido?

Com toda certeza essa máxima é verdade! Ao me preparar para o curso tive que relembrar toda a trajetória de construção da AMARO até hoje. E ela foi baseada em planejamento, foco na cliente e em saber aproveitar oportunidades. Quando o negócio cresce, é muito fácil se desviar do caminho e, contando nossa história, me lembrei de vários detalhes que fazem toda a diferença e têm que ser cultivados no dia-a-dia.

O que você gostaria de ter aprendido antes de abrir uma empresa própria?

Abrir uma empresa própria é 10% ideia e 90% execução. A execução é multi-facetada: time, cultura, tecnologia e operações.

A experiência de empreender traz benefícios para a vida pessoal?

Ajuda a nos conectar com outros empreendedores, o que pode ser muito estimulante.

Quais são os seus desafios atuais em relação às questões empresariais?

Empreender é muito desafiador e todos os dias nos deparamos com problemas. Mas seleciono aqui três grandes desafios: retenção e atração de talentos, falta de incentivo para práticas sustentáveis (ainda são poucas soluções disponíveis, e as que existem são caras) e cadeia produtiva muito volátil, principalmente pelos impactos da pandemia.

Você indica algum livro especificamente para quem quer empreender em moda?

A Marca da Vitória: A Autobiografia do Criador da Nike, de Phil Knight, e Scaling Up Excellence, de Robert Sutton e Huggy Rao.

Empreender é…

…Igualmente difícil e realizador. Poucas coisas na vida te dão a real dimensão do que é autonomia e resiliência.

Santander + ELLE Consulting

Um dos propósitos da plataforma Santander + ELLE Consulting é jogar luz sobre o empreendedorismo de moda, inspirando e orientando quem sonha em começar um novo negócio, ou já tem um plano em andamento e precisa de suporte para prosperar.

O Santander Brasil é o Banco da Moda porque investe no desenvolvimento e na democratização de soluções financeiras para apoiar o segmento, um dos maiores empregadores do país. O Banco atua na realização dos negócios em toda a cadeia produtiva, desde costureiras, designers e estilistas, até as grandes marcas da indústria e comércios de vendas de roupas, calçados e acessórios como mostramos no #Movimento. As ações em relação à Moda e os patrocínios evidenciam, ainda, valores fundamentais para a instituição, como inclusão, diversidade, sustentabilidade e também empreendedorismo como nos cursos do Santander + ELLE Consulting.

A segunda edição do projeto traz uma série de três masterclasses exclusivas, com nomes fortes do mercado. Dominique Oliver (CEO da Amaro) vai falar de estratégias centradas no consumidor e expansão de negócios. A estilista Flavia Aranha retoma sua trajetória para ensinar como criar um ecossistema de impacto positivo na moda. O consultor de negócios Felipe Albuquerque (Santander) mostra as oportunidades do universo digital ao empreendedorismo. Além dos cursos completos, há três palestras gratuitas programadas e reportagens sobre o tema aqui no site da ELLE.

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