Episódio 4 de Clodovil do avesso destaca carreira na TV e homofobia
Podcast da ELLE Brasil relembra dos embates de Clodovil com a Censura, no regime militar, aos improvisos com Ofrásia, de A casa é sua, e aborda a complexa forma com que o apresentador lidava com a própria sexualidade.
Não é para qualquer um: da Gen Z ao público com 80 anos ou mais, é difícil achar um brasileiro que não tenha alguma memória de Clodovil na TV. Afinal, foram quase 30 anos como apresentador, sem contar as diversas apresentações em programas de auditório, entrevistas e novelas.
Clodovil virou estrela das telinhas definitivamente com a estreia da TV Mulher, nos anos 80. Mas antes mesmo de dar dicas de moda nas manhãs da Rede Globo, o estilista já era íntimo das câmeras e do microfone.
Clodovil, na capa da Manchete, ao vencer o programa de perguntas e respostas 8 ou 800. Reprodução revista Manchete
Ainda no final dos anos 1960, ele teve um quadro na rádio Jovem, batizado de Clodovil, o Divino. E já naquela época acabou sendo tirado do ar – não só por falar mais do que deveria, mas também por que seu timbre de voz não se adequava ao que era esperado para a época. Acredite: a Censura proibiu Clodovil de apresentar seu programa por considerar seu jeito de falar “afeminado”, o que poderia induzir os ouvintes aos “maus costumes”.
Leia também:
Clodovil lançou de jeans a carro
Essa e muitas outras informações surpreendentes sobre a carreira do apresentador estão no quarto episódio de Clodovil do avesso, o podcast da ELLE Brasil que está entre os mais escutados no país atualmente.
No capítulo que estreia nesta sexta-feira (05.04), você vai relembrar de momentos e entrevistas icônicas de Clodovil na extinta Rede Manchete e em outras emissoras por onde ele passou, causou e acabou demitido por causa de sua língua sem freios.
O podcast também vai falar de outro aspecto fundamental para entender Clodovil: a homofobia que ele sofreu ao longo da vida e que, várias vezes, acabou reproduzindo em falas e atitudes.
Reportagem de 1972 sobre a campanha para tirar Clodovil, Dener e Clóvis Bornay da TV. Reprodução O Jornal
O episódio traz depoimentos de Alexandre Herchcovitch, Johnny Luxo, Leão Lobo, Vida Vlatt e do diretor de TV José Augusto de Souza, que trabalhou com Clodovil em A Casa é Sua.
Clodovil do avesso é um podcast jornalístico produzido pela ELLE Brasil, narrado pela redatora-chefe Patricia Oyama e pelo editor de moda Gabriel Monteiro, que também assinam o roteiro e a reportagem. São seis episódios, lançados sempre às sextas-feiras.
Onde ouvir o podcast Clodovil do avesso?
O podcast está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio, como Spotify, Apple Podcasts e Amazon Music. Também é possível ouvir no próprio site da ELLE (acesse a home page e clique no play na chamada do podcast). Se quiser ler a transcrição do último episódio, clique aqui.
Leia também:
Novo podcast da ELLE mergulha na vida de Clodovil Hernandes
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes