Projeto Pirarucu Fish Skin, da Osklen, faz 15 anos e lança edições especiais
O material sustentável desenvolvido por Oskar Metsavaht chega em duas coleções: uma de acessórios vermelhos e outra de peças de roupa na cor preta feitas sob encomenda.
CONTEÚDO APRESENTADO POR OSKLEN
Em 1994, Oskar Metsavaht, diretor criativo e fundador da Osklen, fez sua primeira expedição à Amazônia. Dez anos depois, ainda encantado pela força da natureza, ele deu o start nas pesquisas do projeto Pirarucu Fish Skin, na Ilha do Marajó, no norte do estado do Pará em colaboração com o parceiro Fernando Campos, fundador do curtume Nova Kaeru, e também com especialistas do Instituto-E. O que ele descobriu foi que esse peixe estava profundamente conectado com a alimentação dos povos amazônicos, mas que sua pele era frequentemente descartada. Percebendo a riqueza do material em questão – seu aspecto rústico, sua padronagem em camadas, sua textura firme –, o estilista decidiu reaproveitá-lo para criar acessórios que ficaram para a história da moda brasileira por seu pioneirismo em design e sustentabilidade.
Não à toa, a Flap Shoulder Pirarucu Bag da marca é a única peça Made In Brasil que faz parte do acervo do Museu Victoria & Albert, de Londres. O projeto ainda ganhou uma série de condecorações internacionais, como o Green Carpet Challenge Award de 2019, pela Eco-Age (uma certificação de excelência em sustentabilidade), sem falar na nomeação de Oskar Metsavaht como “Future Maker”, pela WWF Reino Unido, no estudo Deeper Luxury Report, onde ele foi celebrado por promover a herança cultural brasileira e por seus esforços de proteção ambiental no país.
Comemorando 15 anos, o Pirarucu Fish Skin ganha duas novas releituras. A primeira delas se chama Red Edition: uma tiragem limitada de acessórios produzidos artesanalmente e numerados, na cor “vermelho urucum”, que celebra as raízes ativistas da marca em favor dos povos originários brasileiros. São apenas dez unidades da mochila Pirarucu Small Backpack, dez unidades da mala Pirarucu Weekend Bag e 120 pares do Sneaker AG | Amazon Guardians, que estarão à venda exclusivamente nas lojas das ruas Oscar Freire e Vila Madalena, em São Paulo, Maria Quitéria, em Ipanema, no Rio de Janeiro e online pelo site da grife.
Além disso, pela primeira vez, peças de roupa feitas a partir da pele de pirarucu na cor preta estão disponíveis exclusivamente para compra sob encomenda. Produzidas em pequena escala no ateliê interno da Osklen, elas são desenvolvidas a partir de um processo manual acompanhado de perto pelo olhar minucioso de Oskar Metsavaht. São saias, coletes, jaquetas, entre outros itens, que finalmente saem das passarelas – onde a marca já criou apresentações memoráveis que ficaram gravadas na cultura de moda brasileira – e vão às ruas.
Fato é que são poucas as etiquetas no Brasil cujo compromisso com a responsabilidade ambiental, a sustentabilidade, a cultura nacional e a ancestralidade dos povos originários seja tão honesta, verdadeira e longeva. Os 15 anos do projeto Pirarucu Fish Skin são a prova máxima de que a Osklen é um orgulho nacional exatamente porque ela se orgulha do seu próprio país também.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes