Martine Rose, verão 2025 masculino
Em sua estreia na semana de moda masculina de Milão, Martine Rose continua sua pesquisa sobre esporte e sobre moda convencionalmente masculina.
Depois de se apresentar em Paris, Florença e Londres, Martine Rose estreou na semana de moda masculina de Milão, neste domingo (16.06). A escolha pela cidade não é à toa. Desde 2021, quando a etiqueta recebeu um investimento do grupo londrino Tomorrow, metade do seu time fica na cidade italiana (os fundadores da holding são italianos e, pós-brexit, têm investido consideravelmente no seu país de origem).
Martine Rose, verão 2025 masculino. Foto: Getty Images
Martine Rose, verão 2025 masculino. Foto: Getty Images
Martine gosta de explorar peças banais, do cotidiano, transformando-as sem perder suas características originais – e sua usabilidade. Para o verão 2025, a designer continua sua pesquisa sobre o universo do esporte, do escritório e de culturas urbanas específicas, sem deixar de lado o acento queer, o toque de humor e a sofisticação que marcam sua moda. É possível ver esse mix de referências nas camisas de futebol remodeladas como blusas justinhas e nas bermudas que fazem alusão às calças chaparreiras, aquelas peças que lembram perneiras presas ao cinto.
Leia mais: Fendi: verão 2025 masculino
A saia lápis de couro com enchimentos, os sapatos sociais combinados a meias esportivas e as blusas-blazer, usadas por dentro das calças, são bem-vindas reinvenções da roupa social para eles – mais focadas na identidade do que no gênero. “Já venho brincando com as convenções na moda masculina, explorando o que isso significa e para onde podemos ir. Continuo fazendo isso nesta coleção, mas de maneira mais direta. Nós estamos questionando a fluidez e o que os homens podem usar”, fala ela, em entrevista ao WWD.
Martine Rose, verão 2025 masculino. Foto: Getty Images
Martine Rose, verão 2025 masculino. Foto: Getty Images
Leia mais: Dolce & Gabbana: verão 2025 masculino
Existem vários bons exemplos disso nessa coleção, como o comprimento curtíssimo dos shorts, as saias lápis usualmente relacionadas a mulheres em ambientes de trabalho, as regatas superjustas e as meias-arrastão com punho listrado.
Na passarela, vemos ainda sua contínua colaboração com a Nike nos tênis-chuteira remodelados que viram hit sempre que chegam às lojas, e com os sapatos sociais pesados da Clarks, tradicional fabricante de calçados britânica. Martine é a primeira diretora criativa convidada da marca fundada em 1825. Ambos os sapatos aparecem fora do contexto onde se espera que eles estejam inseridos.
Martine Rose, verão 2025 masculino. Foto: Getty Images
Martine Rose, verão 2025 masculino. Foto: Getty Images
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes