• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI

Bato

PUBLICIDADE

O batom é um dos maiores clássicos da beleza. Não à toa, quando se fala em maquiagem, ele é um dos primeiros itens que vêm à mente, não é mesmo? Assim, para atualizar esse eterno must-have, reunimos dicas preciosas de maquiadoras e maquiadores experts no assunto. Descubra abaixo 15 novas maneiras de aproveitar o seu batom!

Blurred lips

Não consegue manter as mãos firmes para delinear o contorno dos lábios na hora de aplicar o batom? Essa trend é para você. O efeito manchadinho, além de supermoderno, deixa o make leve e com aspecto natural. “O melhor jeito de aplicar o batom para conseguir esse resultado é com os dedos. Escolha um produto de textura cremosa e vá depositando nos lábios dando leves batidinhas, até preencher toda a área da boca, mas sem se preocupar com exatidão no contorno”, ensina a maquiadora Brigitte Calegari, de São Paulo.

Desconstruído

Esse efeito pode ser considerado uma evolução do blurred lips: está entre o batom bem desenhado e o borradinho. “Sugiro usar um batom translúcido para não manchar”, ensina Brigitte. Aplique com os dedos, como no efeito blurred, mas finalize contornando os lábios com um lápis de boca em um tom o mais próximo possível do seu natural. Depois, com um pincel de esfumar sombra, faça movimentos de vai-e-vem, para manter o lábio definido mas sem um desenho tão certinho.

PUBLICIDADE

Bold

Aqui, os lábios ficam em máxima evidência. O efeito pede tons mais fortes e bem pigmentados. “Comece aplicando um lápis de boca em toda a extensão dos lábios – e não apenas no contorno –, para garantir uma boa duração. Em seguida, aplique o batom em bala ou líquido respeitando o limite dos lábios. Se o batom for mate, você pode finalizar com uma camada de gloss para um efeito laqueado ultramoderno”, diz o maquiador Roosevelt Vanini, do salão C. Kamura, em São Paulo.

Bem desenhado

Para esse resultado, o mais importante é ter em mãos um lápis labial bem apontado. “O truque é fazer o desenho do contorno em partes. Comece do centro, no arco do cupido, para uma das extremidades e depois repita do outro lado até ligar os pontos. Faça o mesmo na parte de baixo dos lábios. Use um batom cremoso para preencher o centro – o mate costuma ser mais difícil de espalhar.

Volume máximo

PUBLICIDADE

Por muito tempo, a técnica utilizada para aumentar os lábios foi a de ultrapassar o contorno com o lápis de boca. “O problema é que isso pode resultar em um efeito fake”, diz Roosevelt. "Ao invés disso, tente desenhar o contorno ultrapassando sutilmente o limite natural da boca. Para não dar diferença de tom, preencha toda a extensão dos lábios com o mesmo lápis. Então, com um pincel de boca fino, aplique o batom de textura cremosa na cor desejada por cima”, entrega o maquiador Alex Cardoso, de São Paulo.

Como blush

O truque é antigo, mas o efeito é extremamente atual. O batom dá um resultado de cor natural às maçãs, semelhante ao blush cremoso. "Aplique diretamente com a bala do batom ou com os dedos e esfume com um pincel de blush de cerdas fofinhas para um efeito difuso, sem grandes marcações", orienta Alex Cardoso. Um spray fixador, ao final, ajuda a prolongar o efeito coradinho.

Como sombra

Assim como é possível aplicar o produto nas maçãs, para fazer as vezes do blush, pode-se também criar um efeito de sombra mais cremosa passando um pouquinho do seu batom nas pálpebras móveis. O ideal, porém, é aplicar com um pincel de olhos, de cerdas fofas, para esfumar e para não acabar acumulando produto na pele.

PUBLICIDADE

Longa duração

Pode acreditar: o bom e velho truque de morder o lencinho para tirar o excesso de batom ainda é um dos mais utilizados nos bastidores de desfiles e sessões de fotos profissionais. O truque é ideal para aumentar a durabilidade do produto. “Passe a primeira camada diretamente nos lábios e pressione o lenço com força na parte inferior e superior da boca. Depois, aplique com um pincel fofinho um pouco de pó translúcido para selar a cor. Finalize com uma última camada do mesmo batom usado inicialmente ", ensina Alex.

Degradê

O famoso ombré lips é um jeito superfácil de inovar no acabamento do batom sem muito esforço. “Escolha um tom de batom e aplique em toda a extensão dos lábios. Então, pegue uma cor da mesma família, só que mais clara, e aplique só no centro da boca, com os dedos ou uma esponjinha, dando batidinhas”, ensina Roosevelt.

Ar de saúde

“É um truque que usamos muito no backstage. A ideia é só sujar um pouquinho o dedo direto na bala do batom e aplicar nos lábios dando leves batidinhas”, diz a maquiadora diz Juliana Rakoza, da Beauty 4 Share. É o famoso ar de saúde. Mas, para ficar natural, o ideal é que seja um batom rosadinho, sem cintilância e de textura cremosa, ok?

Make monocromático

O look monocromático feito só com um batom deixa ao make supermoderno e uniforme, pois entrega lábios, bochechas e olhos em uma mesma textura, cremosa, que não pesa e tem a cara do verão. “Se esse batom for de acabamento lustroso esse look além de monocromático fica glossy, que é lindo”, acrescenta o maquiador Wagnê Carvalho, de São Paulo.

Mate confortável

O batom de efeito seco dura mais e tem um efeito bem pigmentado, mas nem todo mundo se adapta bem com a textura. Se quiser variar e aproveitar o mesmo produto, finalize a aplicação do batom mate com um balm, manteiga de cacau ou mesmo um batom cremoso. Fica mais fácil de dar acabamento e de se adaptar.

Misturinha

Não se esqueça que para multiplicar suas possibilidades de cor, é só ter dois ou três batons diferentes e aplicar direto nos lábios para ter novos tons. Importante: para que a mistura fique homogênea, é preciso que tenham a mesma textura e tipo de acabamento. Você até pode mesclar batons de diferentes efeitos, mas o resultado será outro e não apenas de criação de cor.

Como contorno

O conceito é o mesmo que o do blush em bastão: o formato de bala é perfeito para demarcar os contornos do rosto com precisão. Para isso, use cores mais terrosas que funcionem com o seu tom de pele. “Aplique sobre as maçãs, nas laterais do nariz, no centro do queixo e testa. Então, espalhe bem um pincel fazendo movimentos circulares e de vai-e-vem para ficar natural.

Como iluminador

Assim como é possível criar o efeito de sombra e contorno com batons mais escuros, também dá para criar a luz – pontos do rosto que você quer dar destaque – usando um batom mais claro e levemente cintilante. Para isso, ele precisa ser cremoso. Aplique logo acima da linha de contorno ou somente sobre as maçãs, esfumando com um pincel para um efeito mais sutil.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.