A era da personalização chegou ao haircare

Como a inteligência artificial e a criação de algoritmos permitiu que o mercado de beleza brasileiro criasse produtos específicos para as necessidades de cada cabelo.


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Nós já falamos aqui sobre como a inteligência artificial tem mudado os rumos da moda no mundo, mas como isso está acontecendo no mundo da beleza? Aparentemente, os produtos para cabelo feitos um a um a partir da análise dos dados fornecidos por consumidores é que lideram a corrida. O modelo é parecido na maioria dessas empresas: a partir de algumas perguntas e variáveis, uma fórmula é criada especialmente para você. Já imaginou não precisar mais ter vários produtos no box do banheiro para cuidar de um cabelo com química, queda ou que precisa de nutrição e hidratação combinadas? É exatamente este o objetivo.

“Estava procurando novas oportunidades em uma imersão que fiz no Vale do Silício, observando o que estava acontecendo no setor em termos de tecnologia. Já tinha ouvido falar de personalização em beleza, mas não sabia que a representatividade desse mercado já era tão expressiva fora do Brasil”, explica Pedro Nunes, co-fundador da MeuQ ao lado de Dimitri Ribeiro. Segundo ele, esta será a maior transformação da indústria de cosméticos depois da venda online no modelo DTC (direct-to-consumer). “De acordo com uma pesquisa da [empresa de consultoria estadunidense] McKinsey, até 2025, uma a cada três mulheres terá produtos de beauté personalizados em casa”, pontua.

Daí que surgiu a ideia de criar uma empresa desse tipo focada em cabelos. No começo de 2019, nasceu a MeuQ que, a partir de sete perguntas feitas por um software, cria fórmulas específicas de xampu, condicionador e leave-in para as necessidades de seus clientes. De quebra, ainda dá para escolher a cor, o tipo de fragrância – floral, frutal, herbal e cítrico são algumas das opções – e até um nome personalizado para ser gravado na embalagem. “Nós fechamos nosso primeiro ano de forma muito satisfatória, validando que existia uma demanda reprimida por personalização na beleza. Em um ano, fizemos mais de 30 mil fórmulas”, conta Nunes. Desde que abriu, a empresa cresceu cerca de 1400%.

“Já tinha ouvido falar de personalização em beleza, mas não sabia que a representatividade desse mercado já era tão expressiva fora do Brasil”, Pedro Nunes, co-fundador da MeuQ.

Nos Estados Unidos, Caio de Santi também participou de um evento de economia criativa e percebeu a força que esse mercado deve ganhar nos próximos anos. Pioneiro, já em 2018 lançou a Just For You, a primeira startup de personalização de produtos para cabelos do Brasil. O esquema é o mesmo: você entra no site, responde 16 perguntas entre tipo de cabelo, nível de stress, tipo de dieta e número de vezes que lava os fios por semana e uma fórmula é criada especialmente para você. “Se a formulação não atender 100% a pessoa, ela pode trocar. De repente, ela preencheu uma coisa errada ou algo mudou no cabelo entre preencher e receber, e isso acaba dando uma falha no produto. Se necessário, nós refazemos essa composição”, explica Beatriz Zogaib, CPO (Chief Product Officer) da Just For You. Com mais de 800 mil fórmulas já analisadas, ela conta que a previsão é que esse número bata 1 milhão até o fim do primeiro semestre de 2021.

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O laboratório da Just For You já despachou mais 800 mil fórmulas de produtos para o cabelo desde que surgiu em 2019.Foto: Divulgação

Criada a partir de uma farmácia de manipulação com 44 anos de história no Rio de Janeiro, a Dermatus Sob Medida foi criada no fim de 2019 pelas mãos dos farmacêuticos e sócios Claudia Souza, Claudia Cavalcanti e Sérgio Giro. Como diferencial, a marca conta com a expertise de quem está sempre a par dos avanços pautados pela comunidade médica. Apesar de ser a mais jovem das três iniciativas citadas, a Dermatus Sob Medida também conta com uma inteligência artificial e um algoritmo que cria os produtos a partir das 17 respostas dadas pelo consumidor. “Quando pensei em lançar a Dermatus Sob Medida, eu tinha 57 anos, estava na menopausa e fazendo reposição hormonal. Meu cabelo era oleoso na raiz e seco na ponta, pinto ele todo mês. E sempre pensei em como é difícil achar um produto que atende todas as necessidades”, lembra Claudia Souza, uma das fundadoras desse braço da empresa de dermocosméticos que não se limita apenas aos cuidados com o cabelo e couro cabeludo.

A experiência da Dermatus com a pele e os cabelos da carioca, que vive em um clima tropical semi-úmido, também faz com que os produtos sejam diferentes do que aqueles importados que estamos acostumados a encontrar nas prateleiras. “Algumas perguntas do quiz definem a base do xampu, outras os ativos. Tem muitas variáveis. Outras questões definem a concentração dos ativos dentro de cada embalagem – por exemplo, se o consumidor assinala que lava o cabelo seis vezes por semana, o ativo da hidratação entra em uma concentração menor. Se ela lava menos, precisará desse ativo em quantidades maiores”, explica.

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Xampu e condicionador da Dermatus Sob Medida. Dá até para escrever o seu nome na embalagem, que tal?Foto: Divulgação

Fundadas sob alicerces importantes de sustentabilidade, a MeuQ, a Just For You e a Dermatus Sob Medida não trabalham com estoque – por motivos óbvios –, o que faz com que sua produção seja mais limpa, sem desperdícios. As três marcas também contam com embalagens recicláveis ou recicladas, são veganas, não testam em animais e não trabalham com sulfatos. Se esse é o futuro da beleza, ainda é cedo pra dizer, mas é importante reconhecer que marcas que reduzem o desperdício, que não trabalham com estoque, que fornecem um serviço personalizado que facilita a vida da cliente e que, ainda por cima, são sustentáveis, trazem um horizonte animador e empolgante para essa indústria que precisa se reinventar o mais rápido possível.

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