Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI

Banhoterapia

PUBLICIDADE

O banho é um dos rituais de autocuidado mais antigos da história da humanidade. Os relatos mais antigos aparecem entre os antigos egípcios, há cerca de 3 mil anos. Para eles, essa era uma forma de purificar o espírito do indivíduo. Até hoje, no mundo da beleza, encontramos referências aos famosos banhos de Cleópatra, a rainha do Egito, que atribuía ao seu blend de mel com leite um dos seus grandes segredos de beleza.

A verdade é que os nossos banhos estão cada vez mais complexos e se tornaram verdadeiros rituais de bem-estar. Isso inclui não apenas um arsenal de produtos para, literalmente, usar da cabeça aos pés, como ferramentas e acessórios para criar uma atmosfera relaxante e digna de spa em casa. "Sabemos que a rotina de banho do nosso consumidor, que valoriza uma boa experiência sensorial, contém oito produtos", conta Pierry Coni, head da L'Occitane en Provence, no Brasil.

Prova de que tomar (bons) banhos está em alta é o constante crescimento da categoria, mesmo em tempos difíceis para o comércio em geral. De acordo com a Euromonitor, o mercado de higiene e beleza demonstra um crescimento de 4,7% em 2020 e com projeção de aproximadamente de 4,6% para 2021. Essa foi a categoria com maior crescimento durante a pandemia do Covid-19 e suas vendas totais no Brasil devem atingir R$ 128 bilhões neste ano. "A pandemia mudou a mentalidade do consumidor para o autocuidado e a indulgência no banho. Os consumidores passaram a aproveitar mais os rituais embaixo do chuveiro para descontrair e relaxar", constata Coni.

PUBLICIDADE

Assim como o skincare transcendeu a ideia de cuidados com a pele para tornar-se uma questão do universo wellness, o mesmo está acontecendo com o nosso banho de cada dia. Por isso, mais e mais produtos têm sido desenvolvidos no intuito de corroborar para uma experiência mais interessante sob o chuveiro. "Pesquisas mostram que 39% dos consumidores valorizam produtos que ajudam a relaxar na hora do banho, fazendo uma conexão direta com o bem-estar mental", diz Vanessa Machado, diretora da categoria Corpo e Banho do Grupo Boticário.

"O segmento de consumidores que mais cresceu no último ano é o daqueles que compram mais de um tipo de sabonete. Isso mostra que o brasileiro busca diversificar esse momento prazeroso do banho, misturando produtos diferentes para ampliar a sensação de limpeza e perfume. Alguns consumidores vão ainda mais longe e buscam uma experiência completa com óleos que ajudam no tratamento da pele e esfoliantes para remover profundamente as impurezas da pele", completa a executiva. Dito isso, sabemos que o banho não se trata mais de apenas uma limpeza simples com um sabonete e sim um ritual completo de autocuidado.

PUBLICIDADE

Atenta à movimentação do mercado, a indústria de beleza traz, a todo vapor, lançamentos que prometem elevar o nível do banho com ricas e variadas texturas, aromas sofisticados e alta tecnologia. "Prezamos muito por apresentar novas ideias a esse consumidor, com produtos de sucesso como espuma de banho em textura chantilly, óleos de banho que produzem uma espuma cremosa em contato com a água e sabonetes esfoliantes com cascas de amêndoa triturada, por exemplo. Acabamos de lançar, em nossa linha de Aromacologia, três novos xampus sólidos e o estoque se esgotou em poucos dias", conta Pierry Coni.

Os novos must-have do chuveiro

O primeiro passo para um banho digno de spa é criar uma atmosfera relaxante no ambiente, o que pode ser conseguido com ajuda de três coisas: uma iluminação aconchegante a luz de velas; aromaterapia (experimente os vaporizadores de essência); e um som agradável (vale músicas que levantam o astral ou opções mais relaxantes, dependendo do mood).

Para compor o arsenal de produtos, o que não faltam são opções para higienizar, hidratar e perfumar o corpo. Nesse contexto, as marcas vêm explorando os mais diversos aromas e texturas, capazes de provocar inúmeras sensações. Entre as tendências, estão os esfoliantes em gel, pasta ou creme, as luvas corporais ou escovas a seco, sabonetes em espuma e sais efervescentes. "Recomendo os esfoliantes purificantes e detox, principalmente na textura de cera, que facilitam a aplicação e podem trazer ativos ricos em oligoelementos que também oferecem hidratação, além das propriedades desintoxicantes e purificantes para restaurar a microcirculação, diminuir a intoxicação, a inflamação, o cortisol e inibir a retenção hídrica", diz Fernanda Chauvin, farmacêutica bioquímica e CEO da Ellementti Dermocosméticos.

Há, também, os produtos que entram nesse momento como aliados da praticidade, caso do hidratante de banho e a máscara capilar. Essa última, chega em um formato semelhante às sheet masks, mas são específicas para cuidar dos fios, proporcionando experiências mais agradáveis de hidratação, nutrição ou reparação.

Para os dermatologistas, aprimorar o hábito de cuidar da pele só traz benefícios, mas é preciso tomar cuidado com alguns exageros. "Passar muito tempo embaixo d'água, especialmente em temperatura elevada, pode acabar ressecando a pele", adverte a dermatologista Mônica Moya, de São Paulo. Isso sem falar no desperdício. Quem tem pele mais seca ou sensível também deve ser mais cauteloso quanto à escolha do sabonete corporal. "O ideal é que ele tenha uma fórmula não comedogênica, que seja hipoalergênico e que tenha o pH compatível com a pele, que é em torno de 5", diz o dermatologista Cristiano Kakihara. Já o óleo, muito utilizado nos rituais de bem-estar, pode ser um grande aliado do skincare corporal. "Ele faz um filme em cima da pele impedindo a desidratação. Algumas boas opções são o óleo de semente de uva, de abacate, amêndoas doces, girassol, rosa mosqueta, jojoba ou gérmen de trigo", recomenda Cristiane Pagliuchi, engenheira cosmética e diretora da Vegana Cosméticos.

SHOPPING

Escova Seca, Holistix

Escova Seca, HolistixDivulgação

Feita com cerdas naturais e biodegradáveis, a partir de uma planta (Agave Cactus), tem uma textura firme na medida certa que ajuda a promover a esfoliação e o estímulo da circulação sanguínea no corpo.

Espuma de Banho Tapioca, Ziriguidum, Feito Brasil

Espuma de Banho Tapioca, Ziriguidum, Feito BrasilDivulgação

De aroma relaxante e textura agradável, contém tensoativos vegetais que eliminam resíduos e excesso de sebo, ajudando a eliminar os radicais livres que danificam a barreira protetora e causam o envelhecimento precoce da pele.

Espuma de Banho Lavanda, L'Occitane en Provence

Espuma de Banho Lavanda, L'Occitane en ProvenceDivulgação

Para ser usado no chuveiro ou na banheira, limpa com uma textura de espuma extremamente agradável enquanto agrega o benefício relaxante da lavanda, uma das mais requisitadas essências na aromaterapia.

Hidratante corporal Moist Candle, Care Natural Beauty

Hidratante corporal Moist Candle, Care Natural BeautyDivulgação

Depois de iluminar e perfumar o ambiente, a cera derretida da Moist Candle pode ser usada como um hidratante corporal e firmador, promovendo uma experiência completa sensorial e de autocuidado. Traz, na composição, agentes de alto potencial nutritivo como murumuru, karité, óleo de moringa e de açaí.

Difusor Aromático a Vela Vibes, Imaginarium

Difusor Aromático a Vela Vibes, ImaginariumDivulgação

Basta acender a velinha e pingar algumas gotas da essência escolhida de acordo com o seu momento para colher os benefícios da aromaterapia enquanto toma ou prepara o seu banho. Serve, ainda, como um objeto decorativo para o banheiro.

Óleo Hidratante Corporal Ameixa Negra, Nativa SPA

Óleo Hidratante Corporal Ameixa Negra, Nativa SPADivulgação

De textura inovadora, que forma um filme protetor sobre a pele com toque aveludado sem deixar sensação pegajosa, este óleo 100% vegetal conta com o poder da quinoa, ingrediente supernutritivo que aumenta a produção de colágeno ajudando a previnir a perda de elasticidade da pele.

Esfoliante Aroma Therapy Scrub Semente de Nozes, Ellementti Dermocosméticos

Esfoliante Aroma Therapy Scrub Semente de Nozes, Ellementti DermocosméticosDivulgação

Com extrato de camomila e semente de nozes, promove uma esfoliação suave, sem agredir a pele, com ação calmante e hidratante.

Luva Esfoliante de Banho,Luva Esfoliante de Banho, The Body Shop

Luva Esfoliante de Banho, The Body ShopDivulgação

Pode ser utilizada sozinha ou em conjunto com outros produtos de cuidado corporal. Para remover células mortas e revigorar a pele, basta vestir as luvas e fazer uma massagem com movimentos suaves pelo corpo.

Hair Mask Hidratante, Océane

Hair Mask Hidratante, OcéaneDivulgação

Indicada para todos os tipos de cabelo, traz ativos como óleo de coco, que tem poder hidratante, D-Pantenol, de ação regeneradora, e aloe vera, que é fortalecedor. Leva de 10 a 15 minutos para agir.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE