Beleza

Beauty Chat: Carol Ribeiro

Aficionada por cuidados com a pele, a top brasileira que já conquistou o mundo nunca pula sua rotina de skincare. No Beauty Chat, ela descreve o seu passo a passo diário.

PUBLICIDADE

Quando eu acordo... Acordo bem mal-humorada. Sou daquelas que brigam com a televisão, com o jornal (risos). Levanto por volta das 6h para fazer o café do meu filho que, sim, tem 16 anos, mas eu curto fazer isso para e por ele. Mãe de filho único... Sou dessas que amam dormir e que, se pudesse, eu dormiria 12 horas fácil. Mas, quando tenho trabalho, acordo bem cedo (dupla personalidade, será?). O problema é que eu sou noturna, gosto de dormir por volta de 1h da manhã. Aí é difícil acordar às 6h, né?

Eu começo o meu dia... Depois do café do João. Coloco a roupa de ginástica e me forço para sair e correr. Essa corrida, desde que entrou na minha vida, vem transformando meu humor e disposição. É quase uma terapia.

No meu café da manhã... É café preto com açúcar e, no máximo, uma fruta (banana ou mamão). Nunca fui muito de café da manhã. Sei que não é saudável fazer isso, mas...

Na minha cozinha tem... Sempre fui do arroz com feijão. E muita fruta! Aprendi na correria das viagens que precisava estar bem alimentada (apesar de não curtir o café da manhã) para me manter saudável e sem cair na armadilha dos ultraprocessados.

PUBLICIDADE

No meu chuveiro tem... Esponja e óleos hidratantes. Antes do banho, uso uma esponja natural (ao menos três vezes por semana) sobre a pele seca. Ativa a circulação. Depois, sabonete de glicerina e óleo corporal, sempre.

Para cuidar do meu cabelo... Faço todo o ritual do SPA Déia e Renata. Não é propaganda, juro, mas virou rotina. A única coisa que faço diferente do que elas indicam é que elas acreditam que você não precisa lavar o cabelo todos os dias e, como eu corro, acabo tendo que lavar. Não tem jeito. E aí, uso uma proteína (como se fosse um alimento para os fios) antes do banho por 20 minutos. Depois, só shampoo e condicionador mesmo. Duas vezes por semana, aplico uma loção emoliente para limpeza do couro cabeludo que previne queda. Passo junto com a proteína que vai só no comprimento.

"Comecei a meditar recentemente e percebo uma diferença absurda em relação à minha calma, minha ansiedade. Mas a leitura e a escrita também me ajudam bastante nesse sentido", Carol Ribeiro

Para arrumar o meu cabelo... Nunca uso secador, sempre deixo secar ao natural. Passo um óleo só nas pontas ou a loção anti-frizz da Déia e Renata, também só nas pontas. Aí, quando estão quase secos, prendo em um coque soltinho no topo da cabeça. Quando solto, fica com um volume ondulado bem bonito. E nunca penteio. Nem tenho pente em casa (sério!).

PUBLICIDADE

A minha rotina de beleza é... Eu sou muito disciplinada com skincare. Faço desde os 16 anos e amo. Raríssimas ocasiões deixei de fazer. E, claro, sempre com produtos recomendados pela minha dermatologista. Com a maturidade, a gente aprende que não tem jeito, tem que confiar nelas. Elas é que sabem o que estão fazendo. Primeiro, lavo com sabonete de melaleuca da Biossance. Para o tônico, alterno entre o de ácido glicólico da Dermage e o da Skinceuticals (chama-se Blemish Plus Age Defense). Ainda da Skinceuticals, uso o sérum Phloretin CF (de vitamina C), o sérum Discoloration Defense e o protetor solar (também da linha Blemish Plus Age). Se a pele estiver muito seca, uso o Hyalu B5 Repair (La Roche-Posay) antes do protetor. Mas a verdade é que nada disso adianta se eu não estou feliz comigo mesma. Então, fico muito atenta ao meu bem-estar. A beleza, de verdade, está aí. Isso é fato!

Mas quando eu estou inspirada... Maquiagem para mim é: um corretivo maravilhoso (Laura Mercier), um blush com cor de saúde (gosto de um da Chanel e outro da Vult) e uma boa caneta delineadora. E, para os dias que precisamos de uma ajuda extra, batom vermelho (salva vidas!).

Carol está no editorial "Cine Mambembe" da primeira edição impressa da ELLE no Brasil depois de sua volta. Aqui, ela reinterpreta "Bye Bye Brasil" de Carlos Diegues.Gleeson Paulino


O meu perfume é... Lavanda. Não consigo usar nada doce ou muito forte e sempre estou de perfume, independentemente da hora ou ocasião. Precisa ser leve, com cheiro de limpinho (risos)... Algo mais cítrico.

Quando olho no espelho vejo... Hoje me enxergo com todas as qualidades e coisinhas que aprendi a aceitar. Trabalhando com imagem, entendo que preciso me aceitar e não buscar aceitação no outro. E isso é um processo diário. Tenho essa conversa comigo quase todos os dias. Você aprende a achar sua beleza e no outro também, sem se comparar. Mas, como disse, é um processo diário, complicado e que vem só com a maturidade.

Para me tornar confiante... Comecei a meditar recentemente e percebo uma diferença absurda em relação à minha calma, minha ansiedade. Mas a leitura e a escrita também me ajudam bastante nesse sentido.

No almoço... Tem salada com proteína e arroz e feijão. Se não estou trabalhando, estou com meu filho. É um momento nosso, de conversas aleatórias e sempre que falo de algo mais "pesado" (política, por exemplo) ele me corta dizendo que o momento é de paz. Vivendo e aprendendo (risos)...

A receita que eu mais amo... Carne desfiada de panela com caldinho no arroz e farinha do Pará. Deu até água na boca. E comidas típicas do Pará, tudo que tenha tucupi enche meu coração. Aqui, em São Paulo, peço do Casa Tucupi.

Meu jeito de me desligar do mundo... Estar em casa, para mim, é extremamente acalentador. Com minha família, falar de "nada", dar risada, ou um bom livro.

Meu produto de beleza indispensável... Eu amo esse sérum Hyalu B5 Repair da La Roche-Posay. Se for para escolher um, é ele. Acho que dá uma ajuda bem legal.

Sou/estou obcecada por... Séries! Sou viciada em Succession (HBO), Ozark (Netflix), Mrs. America (FX) e os livros da coleção "Feminismos plurais"! Falta só um para eu terminar a coleção. E, para relaxar e curtir, nada melhor que Bethânia.

Meu ritual noturno de beleza... Por causa do protetor, faço uma limpeza de dois passos. Primeiro, uso o óleo da Biossance e, só depois disso, vou de FOREO com sabonete de rosto. Na sequência, tônico e os sérum Hyalu B5 Repair e Retinol B3. De manhã e de noite, sempre uso um creme para a região dos olhos. Testo vários, mas agora estou com um da Sisley. Se tenho um evento, faço uma máscara de ácido glicólico e outra de vitamina C (as duas da Biossance). Acho que fica um glow maravilhoso. Gosto também de uma máscara do tipo salvação da Sisley que é, realmente, um sonho: a Black Rose. Hidrata e reaviva a pele. Enfim... Sou viciada em skincare.

A última coisa que faço antes de dormir... Depois da rotina de beleza, rezo, faço minhas orações e agradecimentos e leio.

Os produtos incluídos nesta reportagem contêm links para sites parceiros. Caso você compre produtos linkados no nosso site, podemos receber uma comissão.

No Beauty Chat, vamos falar sobre saúde, bem-estar, alimentação, rotinas de beleza, de relaxamento e muito mais com diversos personagens do universo ELLE. Para começar, a icônica atriz Taís Araújo!


Dos grandes e já renomados ingredientes usados nos cosméticos às novas promessas da indústria, eis aqui seu novo guia de ativos para uma rotina com a sua cara!


Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE